Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Pátria e Querência
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Curso de Fisioterapia da URI Erechim faz primeira ‘live’ sobre Covid-19

Publicado 10/06/2020 às 02:46
Imagem: URI Erechim/Divulgação

Professora Ana Lucia de Carvalho Morsh (parte superior da imagem) e Débora Schmidt  |  Imagem: URI Erechim/Divulgação

O curso de Fisioterapia da URI Erechim realizou, esta semana, a sua primeira live. O tema foi a atuação da categoria em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), principalmente em tempos de pandemia. A transmissão contou com a participação da fisioterapeuta Débora Schmidt, diplomada pela Universidade em 2009, e que trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, especificamente em uma UTI referência para pacientes com Covid-19.

O bate-papo foi mediado pela professora Ana Lucia de Carvalho Morsch, que iniciou abordando o papel do fisioterapeuta em UTIs. Na sequência, a relatar a sua experiência em tempos de pandemia, Débora ressaltou
o amplo papel do fisioterapeuta na unidade. Segundo ela, envolve desde a avaliação, identificação do diagnóstico fisioterapêutico, bem como a definição das estratégias de reabilitação a curto e longo prazos.

Débora também compartilhou informações sobre as mudanças com relação aos novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o protocolo e os cuidados na sua utilização e retirada, além de abordar questões do engajamento da equipe no trabalho multidisciplinar da instituição onde atua.

Além dos princípios e as atribuições do fisioterapeuta, Débora ainda falou sobre humanização, que, conforme ela comentou, é um desafio diário para a equipe. “Com a utilização dos EPIs, os funcionários perderam suas características individuais e não conseguem identificar os próprios membros da equipe, sendo que neste cenário nunca foi tão importante o trabalho transdisciplinar”, resumiu a fisioterapeuta.

 

MAIS LIDAS