Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Pátria e Querência
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Desafio ‘Criativos da Escola 2020’: uma jornada de missões para estudantes de todo Brasil

Publicado 17/08/2020 às 11:29
Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução criativosdaescola.com.br

O Desafio Criativos da Escola chega à sua sexta edição de cara nova. Com os obstáculos impostos pela pandemia do novo coronavírus, a premiação do programa Criativos da Escola do Instituto Alana foi reconfigurada. Com lançamento em 18 de agosto, o Desafio 2020 será uma jornada com uma série de missões para mobilizar estudantes de todo o País. Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse criativosdaescola.com.br.

Organizada em três etapas – Fagulha, Chama e Premiação -, a atividade pretende mobilizar crianças e adolescentes para que se reconheçam como protagonistas das transformações que desejam ver no mundo e, assim, convidá-los a planejar uma ação coletiva para melhorar a sua realidade. Mesmo sendo complementares, as etapas da jornada criativa são independentes.

Etapa Fagulha
Na primeira etapa do Desafio, chamada Fagulha, estudantes do Ensino Fundamental ou Médio poderão participar de quatro missões individuais do dia 18 de agosto a 4 de setembro. Aqueles que cumprirem de três a quatro missões ou que tiverem as produções mais populares na plataforma do Criativos poderão ganhar recompensas especiais.

Em uma das missões, a Opina, por exemplo, os alunos e alunas deverão descobrir suas qualidades e habilidades a partir do que disserem seus amigos ou familiares. Respeitando as determinações de isolamento social, as crianças e adolescentes deverão expressar tais qualidades ou habilidades por meio de texto, imagem ou vídeo e postar na plataforma do Criativos.

Como reconhecimento, os estudantes que concluírem três ou quatro missões da etapa Fagulha irão participar de um bate-papo on-line com uma personalidade inspiradora. Já os que tiverem as produções mais votadas na plataforma do Desafio irão ganhar recompensas exclusivas do Criativos da Escola.

Etapas coletivas
A partir do dia 15 de setembro, se inicia a Chama, uma das etapas coletivas da jornada. Ao realizarem as missões, os grupos terão subsídios para construir um plano de ação que tenha o objetivo de transformar a realidade em que vivem. Também respeitando as orientações de prevenção e de isolamento social recomendadas devido à pandemia, as equipes poderão inscrever seus planos de ação para a etapa de premiação nacional.

Diferentemente dos anos anteriores, o Desafio premiará planos de ação e não mais projetos finalizados. Serão selecionados os planos de ação mais bem estruturados e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração das crianças e dos adolescentes. Para inscrever o plano de ação, os estudantes podem ou não ter participado da jornada criativa. Mais informações sobre o prêmio serão anunciadas no mês de setembro.

Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

MAIS LIDAS