Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Dezembro terá chuvas abaixo da média, revela engenheiro agrônomo da Embrapa

Publicado 25/11/2021 às 08:37

Assim como foi no ano passado, mais uma vez os produtores enfrentam dificuldades para a implantação das lavouras de soja na Região Sul. Nas safras passadas, o excesso de chuvas no momento da semeadura dificultou o estabelecimento da soja. Agora, assim como em 2020, a falta de umidade no solo em função do deficit hídrico faz produtores ficarem atentos ao melhor momento para fazer a semeadura sem comprometer a germinação das lavouras.

Em entrevista na Uirapuru, o engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Marcelo Klein, fez uma análise do prospecto climático dos últimos 3 meses. Segundo Klein, em setembro tivemos 201 milímetros de chuva, sendo que a média histórica é 197. Em outubro tivemos 173 milímetros, com 153 de média histórica, ou seja, números acima. No entanto, agora em novembro a média, que costumava ser de 131 milímetros, até a data de hoje atingiu apenas 30 milímetros de chuva, o que preocupa os produtores.

Conforme o engenheiro agrônomo, o prognóstico climático para os próximos 6 meses é parecido com o ano passado. Já o prognóstico da safra de soja mostra avanço. Segundo Klein, neste mesmo período tínhamos apenas 34% da área de soja semeada no Estado em 2020 e neste ano esse número já chega a 65%, ou seja, a semeadura da soja está bem adiantada. Na questão do clima, ele afirma que dezembro, assim como novembro, deverá ter chuvas abaixo da média. Em janeiro, segundo ele, este cenário muda e a médica volta a subir, para, a partir de fevereiro, baixar novamente.

O engenheiro agrônomo da Embrapa conta ainda que, até o momento, houve boas janelas para semeadura de soja na região e muitos produtores aproveitaram elas para ter bons resultados.

Outro fato positivo que ele destaca é que em 2021 não houve mortes de plantas por excesso de chuvas. Por isso, apesar da condição um pouco mais seca que estamos vivendo, Klein afirma que também é preciso olhar para as questões positivas que este clima proporcionou.

por RD Uirapuru

MAIS LIDAS