Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Interatividade
Apresentação
Elton Dalla Rosa
Sabadão Musical

Dia de Campo Socioassistencial Regional reúne cerca de 600 pessoas da região do Alto Uruguai

Publicado 26/10/2023 às 05:48

O Dia de Campo Socioassistencial Regional, promovido pela Emater/RS-Ascar com apoio da Prefeitura de Estação e diversas parcerias, sediado na comunidade Navegantes, reuniu reuniu cerca de 600 pessoas da região do Alto Uruguai nesta quarta-feira (25/10), entre produtores, autoridades e lideranças. Também contou com a presença de prefeitos, assistentes sociais, secretários municipais e lideranças da região. Os participantes foram recepcionados com café e apresentação de integrantes da orquestra sinfônica de Estação.

As diversas formas de fomentar o turismo rural, a importância do envolvimento do poder público, das parcerias e formação de cooperativas foram assuntos das palestras e relatos que visam agregação de renda às famílias e propriedades e para os municípios. Neste contexto, a programação da parte da manhã foi marcada por palestras com reflexão, interação e relatos de experiência na área de turismo rural. A assistente social e integrante da coordenação estadual dos programas socioassistenciais da Emater/RS-Ascar, Isolete Bacca, destacou a importância do evento como um dia para agregar conhecimento e celebrar as conquistas sociais, pontuando ainda a execução de projetos sociais pela Instituição.

“A alegria de estar de bem com a vida” foi o tema tratado pelo padre Darci Treviso, através de reflexão com destaque para a fé e a importância de “guardar as memórias positivas”. A turismóloga Andreza Soccol abordou a importância do turismo rural como gerador de renda. O Sicredi expôs linhas de crédito voltadas para o turismo rural.  Após as palestras, houve relato de experiência envolvendo os roteiros turísticos de Áurea e Getúlio Vargas.

O ato de abertura contou com a presença do prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, a primeira-dama, Vaneli Zimermann, do vice-prefeito, Alciones Conte e de sua esposa Daiane Oliveira, do presidente da Câmara de Vereadores de Estação, Robson Alves, da assistente social da Emater/RS-Ascar, Isolete Bacca, da gerente regional do Escritório Regional de Erechim da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, no ato representando o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, além de representantes do Sicredi, de empresas, entre outros.

 

Estações

A programação seguiu à tarde com realização das estações: Conexão do Eu com a Natureza, Piscicultura na Segurança Alimentar e Outubro Rosa e Novembro Azul. Em um dos espaços, o produtor Cleiton Santi expôs a experiência com eventos promovidos pela família na área de pesca esportiva. No mesmo espaço, a extensionista da Emater/RS-Ascar Marilei Battisti chamouatenção para a importância nutricional do peixe e as diversas formas de preparar.

Em outra estação, a dermatologista Ariane Assoni destacou diversos cuidados preventivos para evitar o câncer de pele e os principais fatores de risco para a doença. O uso de protetor solar e chapéus e os horários de exposição ao sol foram algumas das recomendações. Na mesma estação, a enfermeira Liamara Bernadon Morillos orientou sobre a importância da realização dos exames preventivos para evitar câncer, com ênfase ao câncer de mama.

Na estação Conexão do Eu com a Natureza, a psicóloga Adriana Delavy dos Santos fez dinâmicas com os participantes, alterando momentos de relaxamento e atividades de integração e terapia holística.

O público também visitar as diversas tendas com exposição de produtos da agricultura familiar e artesanatos.

MAIS LIDAS