O Dia de Campo Socioassistencial Regional, promovido pela Emater/RS-Ascar com apoio da Prefeitura de Estação e diversas parcerias, sediado na comunidade Navegantes, reuniu reuniu cerca de 600 pessoas da região do Alto Uruguai nesta quarta-feira (25/10), entre produtores, autoridades e lideranças. Também contou com a presença de prefeitos, assistentes sociais, secretários municipais e lideranças da região. Os participantes foram recepcionados com café e apresentação de integrantes da orquestra sinfônica de Estação.
As diversas formas de fomentar o turismo rural, a importância do envolvimento do poder público, das parcerias e formação de cooperativas foram assuntos das palestras e relatos que visam agregação de renda às famílias e propriedades e para os municípios. Neste contexto, a programação da parte da manhã foi marcada por palestras com reflexão, interação e relatos de experiência na área de turismo rural. A assistente social e integrante da coordenação estadual dos programas socioassistenciais da Emater/RS-Ascar, Isolete Bacca, destacou a importância do evento como um dia para agregar conhecimento e celebrar as conquistas sociais, pontuando ainda a execução de projetos sociais pela Instituição.
“A alegria de estar de bem com a vida” foi o tema tratado pelo padre Darci Treviso, através de reflexão com destaque para a fé e a importância de “guardar as memórias positivas”. A turismóloga Andreza Soccol abordou a importância do turismo rural como gerador de renda. O Sicredi expôs linhas de crédito voltadas para o turismo rural. Após as palestras, houve relato de experiência envolvendo os roteiros turísticos de Áurea e Getúlio Vargas.
O ato de abertura contou com a presença do prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, a primeira-dama, Vaneli Zimermann, do vice-prefeito, Alciones Conte e de sua esposa Daiane Oliveira, do presidente da Câmara de Vereadores de Estação, Robson Alves, da assistente social da Emater/RS-Ascar, Isolete Bacca, da gerente regional do Escritório Regional de Erechim da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, no ato representando o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, além de representantes do Sicredi, de empresas, entre outros.
Estações
A programação seguiu à tarde com realização das estações: Conexão do Eu com a Natureza, Piscicultura na Segurança Alimentar e Outubro Rosa e Novembro Azul. Em um dos espaços, o produtor Cleiton Santi expôs a experiência com eventos promovidos pela família na área de pesca esportiva. No mesmo espaço, a extensionista da Emater/RS-Ascar Marilei Battisti chamouatenção para a importância nutricional do peixe e as diversas formas de preparar.
Em outra estação, a dermatologista Ariane Assoni destacou diversos cuidados preventivos para evitar o câncer de pele e os principais fatores de risco para a doença. O uso de protetor solar e chapéus e os horários de exposição ao sol foram algumas das recomendações. Na mesma estação, a enfermeira Liamara Bernadon Morillos orientou sobre a importância da realização dos exames preventivos para evitar câncer, com ênfase ao câncer de mama.
Na estação Conexão do Eu com a Natureza, a psicóloga Adriana Delavy dos Santos fez dinâmicas com os participantes, alterando momentos de relaxamento e atividades de integração e terapia holística.
O público também visitar as diversas tendas com exposição de produtos da agricultura familiar e artesanatos.