Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Dia de campo voltado para bovinocultura de leite reúne cerca de 200 produtores em Erechim

Publicado 19/10/2023 às 09:25

Cerca de 200 pessoas, entre produtores e extensionistas da Emater/RS-Ascar, participaram de um dia de campo voltado para bovinocultura de leite, realizado no distrito Capo-Erê, em Erechim, nesta quarta-feira (18/10), no salão da comunidade. As palestras foram voltadas para a sanidade e alimentação animal com pastagens para silagem de inverno. Outro tema de relevância para os produtores foi o Imposto de Renda na atividade rural.

A médica veterinária Andréia de Oliveira Becker, do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) palestrou sobre as ações que devem ser adotadas para melhorar o manejo no controle do carrapato para evitar perdas econômicas e sanitárias nos bovinos. Segunda ela, 5% ocorre na fase parasitária e 95% na fase livre (no ambiente). Ela chamou atenção ainda para fatores que podem interferir na eficiência do tratamento, dentre eles o manejo inadequado, falta de limpeza e uso de produtos sem indicação. No controle do carrapato, segundo ela, os cuidados devem estar na escolha e uso correto do produto, iniciar o tratamento na primavera e alternar princípios ativos. Outra ferramenta essencial no controle do carrapato, destacada pela médica veterinária, é a realização do teste de susceptibilidade a acaricidas (biocarrapaticidograma).

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar e contador Jhonatan Munaretto Imlau repassou orientações sobre o Imposto de Renda na atividade rural, as exigências, legislação e obrigações tributárias para que o produtor rural não seja penalizado. Imlau frisou a importância da organização e planejamento para que o produtor possa fazer a melhor opção na hora de fazer a declaração. Também explicou as cinco faixas de tributação, que vão desde alíquota zero até 27.50%.

A atividade contou também com as palestras de Mauro Dalpozzo, técnico agrícola na empresa Samo, que falou sobre opções de manejo para controle da cigarrinha para alta produtividade, e do zootecnista Bruno Hasse, do Grupo Kaizer, abordando a importância das pastagens de inverno. “É importante que o produtor se torne também um produtor de forragem de qualidade e em quantidade”, pontuou, ao explicar sobre o mix de aveia destinado a pastagem. “Para aumentar a produção é preciso investir em genética, manejo correto, água e sementes”, reafirmou.

Após as palestras, representantes de instituições financeiras, sindicatos, cooperativas e universidade manifestaram a importância de união e parceria para que o cenário agrícola seja promissor, assim como os desafios para manter a atividade leiteira, que é fundamental para a pequena propriedade e para a renda do produtor.

Em seguida, foi realizada a abertura do evento com a participação de lideranças e representantes de instituições financeiras, sindicatos e cooperativas. Participaram o secretário municipal da Agricultura de Erechim, William Racoski, representando o prefeito Paulo Polis, e a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese. Fernanda agradeceu aos produtores e entidades parceiras, reafirmando o compromisso da Instituição com a Extensão Rural. Ela também explicou aos participantes sobre o Programa Estadual Supera Estiagem. As demais lideranças destacaram a importância da atividade leiteira e das palestras, que levaram informações e orientações aos produtores.

A visita técnica à propriedade da família do produtor Marcelo Prichua não pode ser realizada em função da chuva.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, prefeitura de Erechim, com apoio da Hidroplan, Banrisul e Gmax/Jaizer e conduzido pelos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Erechim, Adriano Szynkaruk, Walmor Gasparim, e Renata Bombana. A atividade leiteira é uma das ações  executadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

MAIS LIDAS