Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Deixa Tocar
Programa computadorizado

Dia de campo voltado para bovinocultura de leite reúne cerca de 200 produtores em Erechim

Publicado 19/10/2023 às 09:25

Cerca de 200 pessoas, entre produtores e extensionistas da Emater/RS-Ascar, participaram de um dia de campo voltado para bovinocultura de leite, realizado no distrito Capo-Erê, em Erechim, nesta quarta-feira (18/10), no salão da comunidade. As palestras foram voltadas para a sanidade e alimentação animal com pastagens para silagem de inverno. Outro tema de relevância para os produtores foi o Imposto de Renda na atividade rural.

A médica veterinária Andréia de Oliveira Becker, do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) palestrou sobre as ações que devem ser adotadas para melhorar o manejo no controle do carrapato para evitar perdas econômicas e sanitárias nos bovinos. Segunda ela, 5% ocorre na fase parasitária e 95% na fase livre (no ambiente). Ela chamou atenção ainda para fatores que podem interferir na eficiência do tratamento, dentre eles o manejo inadequado, falta de limpeza e uso de produtos sem indicação. No controle do carrapato, segundo ela, os cuidados devem estar na escolha e uso correto do produto, iniciar o tratamento na primavera e alternar princípios ativos. Outra ferramenta essencial no controle do carrapato, destacada pela médica veterinária, é a realização do teste de susceptibilidade a acaricidas (biocarrapaticidograma).

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar e contador Jhonatan Munaretto Imlau repassou orientações sobre o Imposto de Renda na atividade rural, as exigências, legislação e obrigações tributárias para que o produtor rural não seja penalizado. Imlau frisou a importância da organização e planejamento para que o produtor possa fazer a melhor opção na hora de fazer a declaração. Também explicou as cinco faixas de tributação, que vão desde alíquota zero até 27.50%.

A atividade contou também com as palestras de Mauro Dalpozzo, técnico agrícola na empresa Samo, que falou sobre opções de manejo para controle da cigarrinha para alta produtividade, e do zootecnista Bruno Hasse, do Grupo Kaizer, abordando a importância das pastagens de inverno. “É importante que o produtor se torne também um produtor de forragem de qualidade e em quantidade”, pontuou, ao explicar sobre o mix de aveia destinado a pastagem. “Para aumentar a produção é preciso investir em genética, manejo correto, água e sementes”, reafirmou.

Após as palestras, representantes de instituições financeiras, sindicatos, cooperativas e universidade manifestaram a importância de união e parceria para que o cenário agrícola seja promissor, assim como os desafios para manter a atividade leiteira, que é fundamental para a pequena propriedade e para a renda do produtor.

Em seguida, foi realizada a abertura do evento com a participação de lideranças e representantes de instituições financeiras, sindicatos e cooperativas. Participaram o secretário municipal da Agricultura de Erechim, William Racoski, representando o prefeito Paulo Polis, e a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese. Fernanda agradeceu aos produtores e entidades parceiras, reafirmando o compromisso da Instituição com a Extensão Rural. Ela também explicou aos participantes sobre o Programa Estadual Supera Estiagem. As demais lideranças destacaram a importância da atividade leiteira e das palestras, que levaram informações e orientações aos produtores.

A visita técnica à propriedade da família do produtor Marcelo Prichua não pode ser realizada em função da chuva.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, prefeitura de Erechim, com apoio da Hidroplan, Banrisul e Gmax/Jaizer e conduzido pelos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Erechim, Adriano Szynkaruk, Walmor Gasparim, e Renata Bombana. A atividade leiteira é uma das ações  executadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

MAIS LIDAS