Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Flash Back
Apresentação
J. Carlos Nicolai
Mensageiro Gaúcho
Amílton Drews
PUBLICIDADE

Do que o Grêmio precisa para terminar o Brasileirão no G-5

Publicado 22/02/2021 às 05:42

Vitória sobre o Athletico-PR, neste domingo, garantiu a presença do Grêmio na fase preliminar do torneio continental
Lauro Alves / Agencia RBS

A vitória sobre o Athletico-PR, neste domingo (21), rendeu ao Grêmio a classificação matemática para a Libertadores de 2021. Porém, o clube ainda não se garantiu direto na fase de grupos do torneio continental — o que traria um conforto maior ao calendário da próxima temporada.

Para chegar lá, dois caminhos são possíveis. Um deles é a conquista da Copa do Brasil. Mas, para não depender somente dos confrontos decisivos com o Palmeiras, o Tricolor precisa batalhar para encerrar o Brasileirão no G-5. Assim, caso o título nacional escape, os comandados de Renato Portaluppi teriam a quinta e última vaga via campeonato de pontos corridos.

Atualmente, os gremistas ocupam o sexto lugar, com 59 pontos (dois a menos que o Fluminense, quinto colocado). Para que este cenário se inverta, será preciso vencer o Bragantino, na próxima quinta-feira (25), no Estádio Nabi Abi Chedid, no interior paulista. E, além disso, torcer para que o time carioca seja derrotado pelo Fortaleza, no Maracanã, no mesmo horário: 21h30min.

Porém, não basta um empate no Rio de Janeiro. Como tem um maior número de vitórias (17 contra 14), o Fluminense ainda ficará com a quinta posição caso ambos terminem com os mesmos 62 pontos. Dada a dificuldade desta combinação de resultados, o discurso interno na Arena já indica uma missão “quase” impossível:

— Mesmo que nós tenhamos uma vitória em Bragança Paulista, contra o Bragantino, que é uma excelente equipe, não garantiremos uma vaga direta na Libertadores porque o Grêmio não depende mais só de si. Depende também do Fluminense, que joga em casa, com o Fortaleza. Então, temos que ser diretos, objetivos e práticos. Temos que fazer o jogo com a seriedade que ele merece, mas nosso foco é fazermos uma semana de preparação, com todos os cuidados e toda a ênfase que a Copa do Brasil merece — declarou o vice-presidente de futebol Paulo Luz.

Confira os confrontos da última rodada:

Quinta-feira (25), às 21h30min

Bragantino x Grêmio, no Estádio Nabi Abi Chedid
Fluminense x Fortaleza, no Maracanã

Por GZH

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE