Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Encontrados os corpos dos dois bombeiros desaparecidos no incêndio da Secretaria da Segurança

Publicado 22/07/2021 às 08:10

Nesta quarta, 115 pessoas, entre bombeiros militares e técnicos, participaram nas buscas e no trabalho de remoção de escombros para ampliar os acessos ao prédio.
Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Após uma semana de buscas, na noite desta quarta-feira (21) integrantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) encontraram os cadáveres dos dois colegas desaparecidos desde o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre. As vítimas são o primeiro-tenente Deroci de Almeida Costa, 46 anos, e o segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, 51 anos.

Os corpos estavam a menos de 5 metros um do outro, em um acumulado de escombros na parte central do edifício consumido pelas chamas na noite da quarta-feira da semana passada (14). Eles foram localizados em um intervalo de mais de quatro horas: o primeiro-tenente antes das 19h e o segundo-sargento após as 23h.

Bombeiro desde 1998, Almeida estava no local do incêndio como oficial encarregado de coordenar as equipes e viaturas de combate ao fogo. Ele deixa viúva e dois filhos. Já Munhós, vinculado à corporação desde 1990, estava de folga na sua casa em Viamão (Região Metropolitana) mas decidiu auxiliar presencialmente no trabalho de combate às chamas.

Reta final

À tarde, os chamados binômios (dupla homem e cão) haviam fornecido indicações mais precisas quanto à possível localização dos corpos, em um acumulado de escombros com aproximadamente 6 metros de altura. As equipes deram então sequência à remoção dos pavimentos desabados, até chegar ao primeiro e depois ao segundo corpo.

Desde o início dos trabalhos de combate ao incêndio, na noite de 14 de julho, o CBMRS organizou uma estrutura operacional completa para viabilizar o trabalho ininterrupto de combate ao fogo e resfriamento da área. Tão logo se constatou a ausência dos dois bombeiros, foi mobilizada toda a capacidade de busca e resgate aos desaparecidos.

No pátio da SSP, houve instalação de efetivo e equipamentos necessários ao resgate dos agentes. Ao longo desta quarta-feira, ao menos 115 pessoas, entre bombeiros militares e técnicos, atuavam nas buscas e no trabalho de remoção de estruturas, a fim de ampliar os acessos ao interior do prédio.

Manifestações

Assim que foram informados sobre a localização, o governador Eduardo Leite e o seu vice Ranolfo Vieira Júnior – que acumula o cargo de titular da SSP – concederam coletiva de imprensa no local. Uma segunda declaração foi feita nos primeiros minutos desta quinta-feira (22), depois de encontrado o segundo cadáver.

“Quero expressar às famílias o meu mais profundo pesar e também aos colegas de trabalho e amigos”, declarou o chefe do Executivo estadual em uma de suas manifestações ao longo da noite. Ele e Ranolfo também não pouparam elogios ao empenho dos bombeiros, tanto no combate às chamas quanto nas buscas aos corpos das vítimas.

Durante a coletiva também foi informado que já está em análise um plano para demolir, em breve, o prédio do bairro Floresta onde ocorreu o incêndio. Trata-se do mesmo edifício da rua Voluntários da Pátria que durante anos abrigou a sucursal gaúcha da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).

“Há uma semana estávamos aqui para dar as primeiras informações sobre o incêndio e jamais imaginaríamos um desfecho como esse, sete dias depois”, lamentou Ranolfo. “Nossa solidariedade aos familiares e a toda a corporação. Seguimos com as buscas ininterruptas”.

por O Sul

MAIS LIDAS