O município de Erechim foi destaque no 5º Simpósio Nacional de Agricultura Familiar, realizado em Manaus (AM), ao apresentar seu case de sucesso na aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar. O secretário municipal de Agricultura, Willian Rakoski, representou a prefeitura no evento, a convite do prefeito Paulo Polis, acompanhado por representantes da CCAFES (Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária).
Desde 2009, Erechim tem se consolidado como pioneiro na utilização de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), chegando em 2024 a adquirir mais de R$ 2,6 milhões em alimentos diretamente da agricultura familiar, sendo metade desse valor oriundo de recursos próprios do município.
Além de garantir alimentação saudável para mais de 6 mil alunos da rede municipal cerca de 15 mil refeições por dia, o projeto impulsiona a economia local, fortalece a permanência das famílias no campo e cria oportunidades para mais de 400 cooperados da região.
Durante o simpósio, a experiência de Erechim chamou a atenção de autoridades militares, que enfrentam dificuldades para atingir o percentual mínimo de compras da agricultura familiar exigido por lei. Segundo Rakoski, o município foi convidado justamente por ser referência na articulação entre cooperativas, poder público e nutricionistas, tornando possível um processo eficiente e contínuo de fornecimento de alimentos frescos, saudáveis e produzidos localmente.
Roberto Balen destacou que a organização das cooperativas e o diálogo constante com o poder público são os pilares do sucesso do programa. “Mostramos como construímos o processo desde a produção no campo até a entrega nas escolas. Isso só é possível com planejamento, assistência técnica e logística bem estruturada”, ressaltou.
A participação de Erechim em Manaus não só compartilhou um modelo que vem dando certo no Sul do Brasil, como também abriu portas para novas parcerias e ampliou o reconhecimento da região como berço de políticas públicas inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável.