A cidade de Erechim segue enfrentando os desafios deixados pela forte tempestade de granizo que atingiu a região no último domingo (23). Uma grande força-tarefa, composta por servidores municipais e voluntários, continua atuando para realizar o levantamento completo dos danos e atender as famílias afetadas.
Cadastros continuam sendo feitos
Na quarta-feira (26), as equipes do município deram continuidade ao processo de cadastro das residências atingidas. Além dos imóveis com moradores, aqueles sem habitantes presentes também estão sendo avaliados e registrados, com fotos georreferenciadas para garantir que todos os danos sejam contabilizados. O objetivo é traçar um panorama preciso da situação e direcionar as ações de apoio, incluindo a distribuição de telhas.
A análise das necessidades será realizada de forma transparente e com base em critérios técnicos, definidos pela Defesa Civil e pela Assistência Social.
Distribuição de Telhas começa nesta quinta-feira
A partir de quinta-feira (27), inicia-se a distribuição de telhas para as famílias que mais precisam. A entrega será feita por meio de vouchers, que serão entregues diretamente nas casas das famílias trabalhadoras mais vulneráveis, nos bairros mais atingidos. As telhas serão distribuídas conforme a disponibilidade e a avaliação dos critérios técnicos estabelecidos pelas autoridades.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Vagner Manica, a entrega dos vouchers será realizada de forma organizada. “Não temos a necessidade de os moradores se deslocarem para pontos específicos. A ação visa atender de maneira eficiente as necessidades de recuperação das residências afetadas pelo desastre”, diz.
Aulas voltam nesta quinta-feira
As aulas nas Escolas Municipais e nas Escolas Privadas conveniadas com o município serão retomadas na quinta-feira (27). A medida foi tomada após avaliação das condições de segurança nas unidades de ensino, que já estão preparadas para receber os estudantes.
Limpeza pública
Uma alção para recolhimento de materiais de restos de construção e telhas quebradas foi iniciada por diversos bairros. O secretário de Obras Públicas e Habitação, Mario Rossi, destacou a importância da colaboração da comunidade para o correto descarte de materiais danificados. “Estamos organizando a coleta de materiais de forma eficiente, mas pedimos que os moradores se organizem e coloquem os resíduos em frente às suas residências para facilitar o trabalho das equipes. É um trabalho que exige paciencia, mas aos poucos, vamos chegar a todos locais”, afirmou.
Solicitações podem ser feitas com a Secretaria de Obras no telefone (54) 3520-7008 ou WhatsApp (54) 3520-7129.
Além disso, o Eco Ponto na Rua Carlos Demoliner, 540 – bairro Linho, segue funcionando, oferecendo pontos de descarte de móveis, eletrodomésticos e outros itens danificados. O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, destacou a importância da contribuição da população para manter o processo de reciclagem e descarte adequado. “Além dos Eco Pontos fixos, montamos pontos provisórios para facilitar o descarte de itens em diferentes áreas da cidade”, explicou.
Confira os demais endereços:
Antiga Fundação Cotrel – Rua Júlio Trombini,
Campo do Flamengo em Capoerê,
Sede da Associação dos Moradores do Presidente Vargas – Rua Belo Cardoso,
Sede da Associação de Moradores do São Cristóvão – Rua. Dr. José Bisonin,
Esquina da Praça do CEU no bairro Progresso – Rua Santa Bárbara,
Sede da Associação de Moradores do bairro Paiol Grande – Rua Augusto José Conte.
Trabalho voluntário é fundamental
A cidade também faz um apelo para a mobilização de voluntários. A demanda é grande para o trabalho de triagem, levantamento de dados e, principalmente, para o descarregamento de telhas e a instalação delas nas residências. Quem desejar ajudar pode se apresentar no GRAU (Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência), localizado na Av. Caldas Júnior, 597, no bairro Três Vendas.
Números da tragédia
De acordo com os dados mais recentes, o impacto da tempestade afetou cerca de 10.418 famílias e aproximadamente 41.527 pessoas. Infelizmente, 292 pessoas precisaram de atendimento médico, com 2 delas sendo registradas como desabrigadas até o final da quarta-feira (26). A Prefeitura segue trabalhando para minimizar os danos e ajudar as famílias afetadas a se recuperar o mais rápido possível.
Próximos passos e apoio contínuo
O Gabinete de Crise, que segue atuando no GRAU, continua a monitorar a situação e oferecer suporte imediato à população. A Prefeitura de Erechim reitera que as ações de recuperação serão conduzidas com total transparência e de acordo com as normas técnicas e critérios definidos pelas autoridades competentes.