A Vigilância em Saúde, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Erechim iniciou, nesta quinta-feira (6), as atividades da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS. As ações têm como foco conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do cuidado e do diagnóstico precoce da doença.
A programação começou com palestras educativas direcionadas a estudantes do ensino médio das escolas do município. De maneira clara e acessível, a equipe da Vigilância em Saúde aborda temas fundamentais sobre o HIV/AIDS, reforçando o uso do preservativo como principal forma de prevenção.
Durante as conversas com os jovens, os profissionais também destacam a importância da testagem, disponível de forma gratuita nas unidades de saúde do município. Segundo a equipe, muitas pessoas podem estar infectadas sem apresentar sintomas, o que facilita a transmissão do vírus.
Além do HIV, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também estão sendo abordadas durante as atividades, reforçando o cuidado integral com a saúde e a responsabilidade individual e coletiva.
As ações seguirão durante todo o mês de novembro, nas escolas do município, e culminarão no dia 1º de dezembro, data marcada pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS, quando será realizada uma grande mobilização.
Para o secretário de Saúde, Vianei Mueller, a iniciativa tem papel decisivo na formação das próximas gerações. “Quando falamos sobre prevenção com os jovens, estamos investindo no futuro. Quanto mais informação, mais responsabilidade e menos casos de infecção. Prevenir é sempre o melhor caminho e o município está preparado para orientar, acolher e realizar os testes de forma gratuita,” destacou.
Fotos: SMS PME