Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Don't Stop III
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

Erechim: entre as melhores para investir e viver

Publicado 20/07/2022 às 10:40

default

Erechim está entre as melhores cidades do país para se viver e investir e ocupa a 12a posição entre os 50 municípios de porte médio do Brasil (pesquisa realizada pela Austin Rating). Isso reflete todos os indicadores positivos na área econômica, social, fiscal e digital, o que demonstra que Erechim reúne as condições necessárias para crescer sem perder de vista o bem-estar da população, estimada (dados do IBGE de 2021) em 107.368 pessoas, com salário médio mensal dos trabalhadores formais (2020) de 2,4 salários mínimos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, Erechim oferece condições para quem quer investir no município, tudo capitaneado pelo maior programa de investimentos da história: o Investe + Erechim.

Novas empresas

O secretário cita o exemplo do Distrito Davide Zorzi, que vai abrir 39 lotes para a instalação de novas empresas ou ampliação, com previsão ainda neste ano, e expectativa de criar mais de 2 mil novos empregos.

“Além disso, estamos desenvolvendo o projeto do novo Condomínio Industrial para instalação de 30 empresas de pequeno médio porte. No total, este novo complexo industrial vai oportunizar 69 terrenos entre os dois distritos, para micro, pequenas e grandes empresas”, afirma.

Licenças

Hoje, ressalta o secretário, Emerson Schelski, de cada 10 atividades 9 são licenciadas no município e já foi feita a solicitação para ampliar os convênios e conseguir liberar 100% dos projetos. “Isso nos dá uma capacidade muito grande de agilizar os trâmites e diminuir o tempo significativamente de instalação de novas empresas”, explica.

Erechim tem uma matriz produtiva bem diversificada o que exige profissionais qualificados e de todas as áreas. “Temos empresas do setor metal mecânico, metalúrgico, alimentação, têxtil, indústria de alimentos, frigoríficos, o que também torna o município atrativo para se investir”, comenta.

Programa Qualificar Erechim + Empregos

O secretário, Emerson Schelski, ressalta que o município tem ações permanentes de capacitação profissional com o programa Qualificar Erechim + Empregos, focado em ampliar as oportunidades de trabalho e colocar profissionais aptos para realizar o trabalho. “Os cursos envolvem atividades industriais, tecnológicas e de serviços, abrangendo os diferentes segmentos da economia erechinense”, afirma.

Incubadora Tecnológica

Outra iniciativa, afirma o secretário, são os projetos da Incubadora Tecnológica que visam incentivar as empresas locais trazer novas tecnologias e inovações para a realidade local. “Como por exemplo as missões empresariais, que têm a proposta de fomentar a modernização e proporcionar às empresas e profissionais conhecimentos sobre o que há de melhor e mais moderno no mercado nacional para que seja aplicado aqui no nosso município”, observa.

Por fim, o secretário, Emerson Schelski, enfatiza que o Investe + Erechim olha para o conjunto da realidade e vem fazendo grandes investimentos na educação, saúde, cultura, infraestrutura e meio ambiente. “Todos essas ações atendem as demandas do presente e projetam o futuro de Erechim, estão estruturando uma cidade ainda melhor para trabalhar e viver”, enfatiza.

MAIS LIDAS