A Escola Municipal de Educação Infantil Copas Verdes, conquistou reconhecimento nacional ao ter um de seus projetos selecionados no Edital de Letramento Matemático, promovido pelo Itaú Social em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todo o Brasil e teve como objetivo valorizar práticas pedagógicas inovadoras que favorecem o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola.
A EMEI Copas Verdes foi contemplada com o projeto “O letramento matemático na Educação Infantil: um cotidiano repleto de interações, estratégias, resoluções e pesquisas”, na categoria Reconhecimento, que destacou apenas 12 experiências de todo o país. A escola é a única representante do Rio Grande do Sul entre as selecionadas.
Essa categoria tem como propósito dar visibilidade a práticas consolidadas e eficazes no processo de aprendizagem, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela escola através de uma premiação que será investida em projetos pedagógicos, e contará com a divulgação dos projetos selecionados em uma coletânea das melhores práticas de letramento matemático na Pré-escola do Brasil.
O reconhecimento nacional reafirma o compromisso da EMEI Copas Verdes com uma Educação Infantil de qualidade, centrada no protagonismo das crianças e na construção de saberes a partir de suas vivências.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da escola, Lucimara Sarginski, o projeto parte da compreensão de que o conhecimento matemático se constrói em situações significativas. “Desde cedo, as crianças têm contato com noções matemáticas em seu dia a dia, mesmo sem perceber. Elas falam sobre números, comparam tamanhos, agrupam objetos, acompanham a passagem do tempo e exploram espaços e distâncias. Tudo isso faz parte do letramento matemático. Na nossa escola, buscamos valorizar essas experiências e transformá-las em situações de aprendizagem que façam sentido. Não se trata de ensinar números de forma mecânica, mas de criar oportunidades para que as crianças pensem, questionem e compreendam conceitos em contextos reais e significativos.”
O objetivo é estimular o pensamento crítico, a curiosidade e o prazer pelo aprendizado da matemática, construindo uma base sólida para toda a vida.
Para a Diretora da escola, Mirian Poletto, o resultado é motivo de orgulho e inspiração. “Receber esse reconhecimento nacional é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e inspira a continuidade de práticas pedagógicas que valorizam o brincar, a curiosidade, a investigação e o pensamento crítico desde os primeiros anos de vida.”
Fotos: SMEd PME