Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Escritores locais refletem sobre a arte de escrever em homenagem ao Dia do Escritor

Publicado 25/07/2025 às 10:59

Em comemoração ao Dia do Escritor, celebrado nesta quinta-feira, a Rádio Difusão recebeu dois nomes marcantes da cena literária e jornalística da região: Marilise Ferreira e José Adelar Ody. A data, instituída em 1960 após o primeiro Festival do Escritor promovido pela União Brasileira de Escritores, foi o ponto de partida para uma conversa repleta de memórias, reflexões e inspiração.

Advogada, professora, repórter e escritora, Marilise Ferreira compartilhou sua trajetória marcada pela paixão pela escrita, incentivada desde a infância. “O hábito da leitura leva naturalmente ao da escrita. E quanto mais a gente escreve, melhor fica nisso”, destacou.

Já o jornalista e escritor José Adelar Ody relembrou momentos emblemáticos de sua carreira, desde os primeiros textos manuscritos até a transição para colunista, onde passou a imprimir sua visão pessoal sobre os acontecimentos. “Escrever foi, no início, uma necessidade interna. Publicar era quase secundário. O importante era expressar”, contou.

Durante a entrevista, os convidados falaram sobre os desafios de ser escritor no Brasil, como a dificuldade em publicar obras, e a constante insatisfação com o que se escreve. “Um livro nunca está completamente pronto. Quando publicamos, já pensamos no que poderia ter sido diferente”, afirmou Marilise.

A escritora também destacou sua experiência internacional, com cursos de escrita criativa no Canadá, e o trabalho comunitário realizado por meio da Academia Erechinense de Letras, que inclui oficinas, projetos em escolas e o evento “Café com Leitura”.

A conversa ainda trouxe lembranças da histórica rivalidade esportiva entre Atlântico e Ipiranga, eternizada em uma das obras de José Adelar Ody, que levou três anos para ser concluída. “Era mais que futebol. Era parte da identidade da cidade”, relatou emocionado.

A participação dos escritores foi encerrada com agradecimentos da emissora e com uma mensagem sobre o papel do escritor: ser agente de transformação, preservar memórias e contribuir com o desenvolvimento cultural da comunidade.

MAIS LIDAS