Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Evasão na educação profissional será abordada em projeto de pesquisa no RS

Publicado 10/09/2020 às 05:15
Foto: Rejane Costa/ AgroEffective

Foto: Rejane Costa/ AgroEffective

A Associação Gaúcha de Professores Técnicos do Ensino Agrícola (AGPTEA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão desenvolvendo um projeto que visa compreender, analisar e estabelecer estratégias de contenção da evasão escolar.

Aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o trabalho está vinculado ao Observatório de Permanência e Êxito de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que vem sendo desenvolvido no IFRS desde 2018.

De acordo com o presidente da AGPTEA, Fritz Roloff, a pesquisa tem como alvo toda a comunidade escolar. “É preciso saber quais são as expectativas desses estudantes, as carências das escolas e os motivos da evasão escolar, principalmente na rede estadual, para que se tenha parâmetros no enfrentamento destas questões junto ao Estado. O projeto se propõe a tentar entender e dimensionar o contexto da educação profissional e as escolas agrícolas”, destaca.

Com o título Observatório de Permanência e Êxito: um estudo do ensino médio técnico e agrícola nos âmbitos estadual e federal, os conhecimentos propostos no projeto serão colocados em um compêndio com a finalidade de orientar cursos de formação e também em um documentário. Conforme os realizadores, o grupo de trabalho buscará instrumentos capazes de definir estratégias e ações para a permanência dos estudantes nas instituições escolares e também o seu êxito. Abordará a democratização da escola técnica e de ensino agrícola, com vistas à sua expansão no ensino público gaúcho.

A coordenadora do projeto é a professora doutora Maria Cristina Caminha de Castilhos França do IFRS. Integram a equipe como pesquisadores a professora Clarice Monteiro Escott, do IFRS; o professor Carlos Augusto Fontoura, da AGPTEA; e a técnica Dandara Ninon Medeiros da Silva, também da Associação.

Foto: AgroEffective/Divulgação

MAIS LIDAS