Expointer 2025: Pesquisa de Diagnóstico dos Participantes do Programa de Agroindústria Familiar é lançada na Arena da Extensão

Publicado 4/09/2025 às 07:40

A Arena da Extensão, no Espaço da Emater/RS-Ascar na 48ª Expointer, foi palco do lançamento da Pesquisa de Diagnóstico dos Participantes do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), na tarde desta quinta-feira (04/09). Os dados foram divulgados pelo pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Rodrigo Farias, no evento que contou com a participação do representante do secretário de Desenvolvimento Rural Vilson Covatti, Maurício Neuhaus, e do diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera.

Atualmente, 4.052 agroindústrias estão cadastradas no Peaf, sendo que 1.968 delas já estão formalizadas e obtiveram o Selo Sabor Gaúcho. E, segundo Baldissera, o diagnóstico é uma realização da SPGG, SDR e Emater/RS-Ascar. “E tem por objetivo coletar percepções, experiências, opiniões e demandas sobre a situação das agroindústrias do Peaf”. Com aplicação iniciada neste mês de setembro, os resultados devem ser divulgados no final do ano.

“Serão 1,8 mil participantes no total, com representantes de agroindústrias, técnicos, responsáveis técnicos, fiscais sanitários, agentes de fomento, pesquisadores e participantes do Peaf. A intenção é levantar as dificuldades enfrentadas pelas agroindústrias, sugestões de melhorias para o programa e potenciais contribuições da Emater”, acrescenta Farias.

Segundo o pesquisador da SPGG, o diagnóstico se faz necessário para o aprofundamento das informações, com dados oficiais, abrangentes e confiáveis, “gerando possibilidade de inferência estatística, com informações inéditas para o aperfeiçoamento das políticas públicas”.

A pesquisa fará a caracterização das agroindústrias e dos produtores, além de levantar informações como a diversificação e especialização produtiva, comercialização de mercados, situação financeira e fontes de recursos, gestão e recursos humanos, desempenho recente e visão de futuro, além da sucessão familiar, turismo rural, meio ambiente e qualidade de vida, o próprio programa e demais políticas públicas.

SOBRE O PROGRAMA

Criado em 2012, o Peaf oportuniza linhas de crédito com juros mais baixos por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), permitindo o investimento em infraestrutura e capital de giro. Também permite o tratamento tributário diferenciado (isenção de ICMS) na comercialização de produtos agroindustriais elaborados com matéria-prima de produção própria, amplia participação dos agricultores familiares nos mercados institucionais, tais como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), oferece serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental, oportuniza ainda suporte técnico com a legislação sanitária.

Além disso, disponibiliza espaços de comercialização mediante apoio à estruturação de feiras, estimula a organização dos agricultores familiares em estruturas associativas e cooperativas. E, por fim, habilita as agroindústrias familiares à utilização do Selo Sabor Gaúcho.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Taline Schneider

 

MAIS LIDAS