Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Correspondente Ipiranga.
Rede Gaúcha SAT
Brasil Caboclo
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Festa da Kiska leva 500 visitantes à Linha Polonesa, em Aratiba (RS)

Publicado 7/05/2019 às 02:21
Tradicional Festa da Kiska reuniu mais de 500 visitantes   |   Foto: Prefeitura de Aratiba/Imprensa

Festa da Kiska reuniu mais de 500 visitantes na comunidade de Linha Polonesa, no interior de Aratiba   |   Foto: Prefeitura de Aratiba/Imprensa

A já tradicional Festa da Kiska movimentou a comunidade de Linha Polonesa, no interior de Aratiba, no último domingo, 5. Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento, que ocorre anualmente no intuito de resgatar a tradição, a cultura e os costumes da etnia polonesa.

Oriundos de diversos municípios da região, de Santa Catarina e do Paraná, os visitantes experimentaram pratos típicos. Um deles é a Kiska (espécie de morcilha com arroz), tão famosa que batizou a principal comemoração local.

“Festas como essa resgatam a tradição e a cultura das etnias que, com muita luta e muito trabalho, contribuíram no desenvolvimento do Município de Aratiba. Poder presenciar, aprender todos esses costumes e mantê-los vivos entre as novas e futuras gerações é, sem dúvida, um enorme privilégio”, disse o prefeito, Guilherme Eugênio Granzotto.

Cleomir Rohr é um dos moradores da comunidade e há muitos anos colabora de forma voluntária na organização do evento. “É uma alegria participar e trabalhar na festa todos os anos. Esse é um momento em que reencontramos amigos, familiares, conhecidos e também relembramos como eram nossos costumes antigamente. Além de ser muito gratificante ver a participação e a alegria de todos”, ressaltou.

Também esteve presente a Princesa do Município, que representa a etnia polonesa, Angela Kososki Dalagnol.

 

 

MAIS LIDAS