A rádio que toca você!

Fiscalização eletrônica começa a operar no trânsito de Erechim a partir de fevereiro

Publicado 13/01/2026 às 09:02

Sistema entra em funcionamento no dia 1º e integra o Plano de Mobilidade Urbana, com foco na segurança viária e redução de acidentes

A fiscalização eletrônica de trânsito passa a operar oficialmente em Erechim a partir do dia 1º de fevereiro de 2026, marcando uma nova etapa nas ações de organização e segurança viária do município. A implantação do sistema integra o Plano de Mobilidade Urbana e tem como principal objetivo preservar vidas, promovendo um trânsito mais seguro e ordenado.

O sistema funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, utilizando equipamentos tecnológicos capazes de registrar infrações de forma automática. Nesta primeira fase, serão utilizados três tipos de dispositivos:

Controladores eletrônicos de velocidade;

Lombadas eletrônicas;

Controladores instalados em sinaleiras, que registram excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

Pontos estratégicos da cidade

Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos, definidos a partir de critérios técnicos como alto fluxo de veículos, histórico de acidentes e a necessidade de proteção de pedestres e ciclistas. Entre as vias contempladas estão importantes corredores urbanos, como as avenidas Caldas Júnior, Sete de Setembro e José Oscar Salazar, além de ruas com grande circulação em diversos bairros.

Foco educativo e preventivo

A fiscalização eletrônica é considerada uma ferramenta de prevenção, voltada à redução de acidentes, melhoria da fluidez do trânsito e incentivo ao cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após o período inicial de adaptação, as infrações registradas passarão a gerar multas conforme a legislação vigente, com penalidades que variam de acordo com a gravidade, podendo incluir suspensão do direito de dirigir em casos mais graves.

O secretário de Obras Públicas e Habitação, Mario Rossi, reforça que a medida não tem caráter arrecadatório, mas sim educativo. Segundo ele, durante os 30 dias de testes do sistema, foram registradas mais de 25 mil irregularidades, número que evidencia a necessidade de maior conscientização dos condutores.

“Esse número chama a atenção e reforça a importância da conscientização dos motoristas. A fiscalização não tem caráter punitivo, mas educativo. Nosso principal objetivo é promover um trânsito mais seguro, preservar vidas e incentivar o respeito às regras. A tecnologia é uma aliada nesse processo, mas a mudança real acontece quando cada condutor compreende seu papel e adota atitudes mais responsáveis no dia a dia”, destacou o secretário.

A orientação da administração municipal é para que os motoristas redobrem a atenção à sinalização e aos limites de velocidade, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos.

MAIS LIDAS