Flash Back
Apresentação
Eliane Santolin
Mensageiro Gaúcho
Amílton Drews

Fogo Simbólico para a Semana da Pátria chega em Erechim

Publicado 21/08/2025 às 10:38

A sede do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) recebeu, nesta quinta-feira (21), a cerimônia solene de chegada do Fogo Simbólico, momento que antecede a programação oficial da Semana da Pátria 2025 em Erechim. A condução da centelha foi realizada pela comitiva da Liga da Defesa Nacional (LDN), liderada pelo coronel da reserva remunerada Ataíde Moraes Rodrigues, representante da LDN no Estado.

Durante a cerimônia, a banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II — entidade homenageada deste ano — realizou uma apresentação especial, emocionando o público presente e reforçando o papel da educação nas celebrações cívicas.

Neste ano, a patrona escolhida é Neusa Cidade Garcez, reconhecida por sua trajetória de dedicação à comunidade. A Escola D. Pedro II é a entidade homenageada, e o tema nacional da Semana da Pátria 2025 — o Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II — também inspira o tema municipal. Já o tema regional homenageia o Grêmio Náutico União, destacando sua relevância cultural e esportiva.

Solenidade

Estiveram presentes, o vice-prefeito Flávio Tirello, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti, o presidente da LDN – Núcleo Erechim, Capitão Bernardo Rieder, o comandante do 13º BPM, Major André Konigonis, a secretária de Educação, Verenice Lipsch, o coordenador de Segurança Pública e Proteção Social, Lorival Ribeiro da Silva, além de diversas autoridades civis e militares.

O presidente da LDN – Núcleo Erechim, Cap. Bernardo Rieder, destacou o simbolismo e o valor das homenagens. “Em Erechim, a tradição se renova com a chegada do Fogo Simbólico, conduzido hoje por representantes da Liga da Defesa Nacional a nível estadual — o coronel Moraes e a tenente da reserva. Esta cerimônia é marcada por três homenagens especiais: à patrona Neusa Cidade Garcez, cuja trajetória é exemplo de compromisso comunitário; à Escola D. Pedro II, entidade homenageada pelo seu papel na formação cidadã; e ao tema nacional, o Bicentenário do Nascimento de D. Pedro II, que nos convida a refletir sobre os valores e a história do Brasil”, declarou.

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello também reforçou a relevância da data para a cidade e o país. “A Semana da Pátria é um momento especial para reforçarmos nosso compromisso com os valores que construíram nossa nação. Celebrar o bicentenário de D. Pedro II nos convida a refletir sobre nossa história, nossa cultura e o papel fundamental da educação. Em Erechim, a integração entre Poder Público, instituições e sociedade é a força que torna essas celebrações ainda mais significativas para todos nós”, destacou.

A programação da Semana da Pátria 2025 ocorrerá oficialmente entre os dias 1º e 7 de setembro, com atividades cívicas, culturais e educativas que envolverão escolas, instituições públicas e forças de segurança. A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública é parceira da Liga da Defesa Nacional (LDN) – Núcleo de Erechim na organização das atividades.

Fotos: Milena Mezalira – Comunicação PME

MAIS LIDAS