Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Toque Sertanejo
Apresentação
Docimar Schmidt e Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Frísia seleciona startups para soluções em Agropecuária Sustentável e Indústria 4.0

Publicado 27/04/2020 às 09:47

Digital Agro Connection

A Frísia Cooperativa Agroindustrial, do Paraná, lançou o Digital Agro Connection e selecionará seis startups para desenvolverem soluções para o agronegócio e a cadeia produtiva. As inscrições vão até o próximo dia 22 de junho. E, ao fazê-la, as concorrentes devem informar qual dos dois temas querem trabalhar: Agropecuária Sustentável ou Indústria 4.0.

“De forma rápida, o mercado alterou sua maneira de agir devido à inovação. Os processos mudaram, reduzindo custos e tempo de entrega. Vendo essa necessidade de melhorar os processos no agronegócio, a Frísia desenvolveu esse programa de inovação, que tem várias frentes de trabalho. O Digital Agro Connection é uma dessas frentes para aumentar ainda mais a cultura de inovação, mas também contribuir para toda a comunidade, região, conectando vários parceiros em um ecossistema de inovação”, explica o analista de Estratégia e Inovação da Frísia, Fábio Solano.

O processo de seleção, que será por nota, de acordo com uma classificação, que será baseada nas soluções apresentadas, ocorrerá até 22 de julho.

Etapas para as selecionadas
As primeiras etapas, após a seleção das seis integrantes, terão monitorias e treinamentos (workshops) on-line. Portanto, não haverá necessidade, nesse primeiro momento, da presença dos profissionais das startups escolhidas na matriz da Frísia, em Carambeí (PR).

Após a seleção, as participantes poderão apresentar uma Prova de Conceito (PoC, sigla do inglês, Proof of Concept), ou seja, uma proposta de trabalho com a apresentação da startup, dos integrantes, da área de atuação, do projeto e de como está alinhado com os desafios da cooperativa.

Em seguida, detalham como será o trabalho, quanto tempo demandará e qual o suporte a cooperativa pode dar, por exemplo. As startups oferecerão os projetos para a cooperativa, podendo ter uma possibilidade de custeio na prova de conceito. *Leia, no final, o detalhamento de todas as etapas. 

Premiação
Entre os prêmios para as seis startups escolhidas está a participação na próxima edição da Digital Agro, uma das principais feiras de tecnologia digital do Brasil, que, devido à pandemia do Covid-19, teve a data adiada, ainda sem previsão.

Além disso, terão 10 horas de treinamentos, mentorias e workshops para se aprimorarem durante o programa. Outra vantagem é que serão pré-selecionadas para o Desafio Paraná de Startups, organizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

As startups ainda poderão fazer prova de conceito na Frísia, com possibilidade de custeio do investimento e potencial de parceria com a cooperativa e/ou a Unium (marca do sistema de intercooperação entre Frísia, Castrolanda e Capal). E também poderão ter acesso a um fundo de investimento da própria Frísia.

O regulamento e cadastro para inscrições estão disponíveis em https://connection.digitalagro.com.br/.

DIGITAL AGRO CONNECTION

Inscrições – até 22 de junho
– Período para as startups escolherem o tema de interesse (Agropecuária Sustentável ou Indústria 4.0).

Hunting’n Dev – 23 de junho a 22 de julho
– Seleção de acordo com as pontuações adquiridas

Workshop Business Model e Imersão – 23 de julho a 12 de agosto
– Aprofundamento das squads nas problemáticas e modelo de negócio da Frísia;
– Visitas técnicas programadas;
– Workshop de cocriação Business Model.

Demoday e proposta de POC – 13 de agosto a 11 de setembro
– Período destinado para apresentação das propostas de Provas de Conceito (POC).

Start POC e Sprints – 14 de setembro a 13 de novembro
– Aplicação das experimentações e provas de conceito na cooperativa e indústria pelas startups selecionadas;
– Sprints online ou presenciais em Carambeí (PR);
– Mentorias das sprints;
– Mentoria técnica sob demanda.

Demoday Final – 16 de novembro a 18 de dezembro
-Apresentação do pitch final pelas equipes de trabalho para banca examinadora e demais participantes.

Rodada de Negócio – 7 a 18 de dezembro 
– Negociação com as áreas interessadas na POC.

MAIS LIDAS