Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Toque Sertanejo
Apresentação
Docimar Schmidt e Paulo Frizzo

Fundação Solidaridad inicia ‘Projeto Mate Brasil’ pelo Polo Ervateiro do Alto Uruguai

Publicado 10/12/2019 às 09:20
Representante da Fundação Solidaridad, Jéssica,

Jéssica Tomasi, da Fundação Solidaridad,  anunciou início do Projeto Mate Brasil pelo Alto Uruguai                        Foto: Emater/RS-Ascar Imprensa

A Fundação Solidaridad, rede internacional que atua no desenvolvimento de cadeias de produção sustentáveis, está iniciando, por uma demanda específica da Coca-Cola, atividades na cultura da erva-mate. Para tanto, lança o Projeto Mate Brasil, com implantação, em fase piloto, no Polo Ervateiro do Alto Uruguai.

O anúncio foi feito no último dia 6, pela analista de campo da entidade, Jéssica Tomasi, no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. Ela apresentou a proposta para os engenheiros agrônomos e extensionistas rurais dos Escritórios Regionais de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, e de Erechim, Luiz Angelo Poletto.

As primeiras ações do Projeto Mate Brasil, em 2020, serão voltadas para práticas ambientais e produtivas, gestão da propriedade e mão de obra. No primeiro momento, 120 produtores que já entregam matéria-prima destinada à produção de Chá Mate Leão participarão de capacitações técnicas e acompanhamento baseados nos princípios da agricultura sustentável.

Segundo Poletto, na região do Alto Uruguai são quatro indústrias que já fornecem para a Coca-Cola, uma em Erval Grande e três em Áurea. De acordo com Jessica, posteriormente o projeto poderá ser estendido aos outros quatro polos ervateiros do Estado.

Proposta de parceria
No encontro com a representante da Fundação Solidaridad, Poletto e Melo apresentaram o Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate. Eles detalharam as ações, que vêm sendo executadas pela Emater/RS-Ascar, conveniada com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e com a cooperação de entidades da cadeia produtiva ervateira.

E, após, propuseram uma ação conjunta entre o Programa Gaúcho e o Projeto Mate Brasil. Conforme Melo, a intenção de parceria, confirmadas as agendas, será apresentada às demais instituições da cadeia produtiva ervateira, como Sindimate/RS, Ibramate, Câmaras Setoriais Estadual e Nacional e associações de produtores dos polos ervateiros do Rio Grande do Sul, bem como para a Embrapa Florestas.

 

MAIS LIDAS