Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Fundação Universidade de Passo Fundo recebe certificado de energia renovável 2020

Publicado 28/10/2020 às 05:54
Foto: Camila Guedes FUPF recebe Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa 2020

FUPF recebe Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa 2020  | Foto: Camila Guedes

O uso de energia de fonte renovável permitiu que a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) reduzisse 370,125 toneladas de CO2 em emissões no ano de 2019. Por esse motivo, foi novamente reconhecida, por intermédio da Ludfor Energia Ltda, pelo trabalho realizado no consumo de energia elétrica em sua infraestrutura: recebeu o Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa 2020. A Instituição utiliza somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente desde 1º de outubro de 2018, totalizando, nesses anos, a redução de quase 467 toneladas de CO2.

Segundo a FUPF, a energia elétrica que consome é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal (eólica, solar, biomassa e hidrelétricas), com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável. “A certificação e selo de empresa renovável assegura que a energia consumida não agride o meio ambiente. A FUPF ainda recebe a certificação anual de redução da emissão de gases de efeito estufa, através dos protocolos internacionais. Toda a energia elétrica consumida no Campus I provêm de fontes limpas e renováveis, contribuindo para a redução dos impactos ao meio ambiente e efeito estufa”, destaca o responsável técnico do setor de Sistemas Elétricos da Divisão de Infraestrutura e Logística da UPF, Rangel Casanova Daneli.

Os dados dos cálculos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) seguem metodologias internacionais para esse fim, em especial o GHG Protocol Corporate Standart da Greenhouse e Gas Protocol Iniciative Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC).

Redução significativa
Com a utilização de energia de fonte renovável, a FUPF reduziu 370,125 toneladas de CO2 em emissões no ano de 2019.  Isso equivale a cerca de 10 mil mudas de árvores conservadas por 20 anos.

“Esse projeto propicia significativos ganhos sociais, econômicos e ambientais, atendendo aos três pilares da sustentabilidade. Ademais, esse reconhecimento vai ao encontro da Política de Responsabilidade Social e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UPF”, ressalta Daneli.

 

MAIS LIDAS