Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Gauramenses que completam 18 anos em 2020 já podem fazer alistamento militar

Publicado 9/01/2020 às 03:58

ALISTAMENTO MILITAR-2020

Já começou, no dia 1º de janeiro, o prazo para o alistamento no serviço militar obrigatório. Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para cumprir a determinação. Isso pode ser feito presencialmente, na Junta de Serviço Militar, no prédio da prefeitura, ou on-line.

Para o procedimento presencial é necessário apresentar:
– certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista;
– CPF;
– comprovante atual de residência;
–  uma foto 3×4 recente, que será escaneada (pode ser de um documento recente).

E para fazer o procedimento on-line, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.

Taxa
No ato do alistamento, para a emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), é emitida uma taxa no valor de R$ 4,44. O pagamento dever ser realizado no Banco do Brasil.

Consequências para casos irregulares
Segundo a secretária da Junta Militar de Gaurama, Salete De Geroni, quem na regulariza a sua situação pode sofrer alguns impedimentos. “O jovem será impedido de emitir passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino ou ingressar no serviço público. E também poderá enfrentar  empecilhos na iniciativa privada, uma vez que muitas empresas exigem o documento para contratação, dentre outras situações desconfortáveis”, exemplificou.

O rapaz que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Este ano, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Desses, 100 mil devem ser incorporados para trabalhar em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica

MAIS LIDAS