Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil

Governo do Rio Grande do Sul distribuirá 35 mil testes rápidos para detectar a Covid-19

Publicado 1/06/2021 às 05:07

Os exames foram doados ao Estado pela Organização Pan-Americana de Saúde
Foto: Reprodução

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) distribuirá 35 mil testes rápidos de antígenos a municípios gaúchos onde a pandemia de Covid-19 está em maior situação de alerta. Nos próximos dias, haverá definição de quais cidades ou regiões serão atendidas, e a previsão é de que o envio ocorra na semana que vem.

Os exames foram doados ao Estado pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) e essa será a primeira distribuição desse tipo de teste pelo governo do Estado.

Como muitos municípios já adquiriram esses exames, também haverá uma nova orientação da SES para esse tipo de análise: que os testes de antígenos sejam utilizados para pacientes sintomáticos leves da rede da Atenção Básica. A recomendação será válida para todo o Estado, independentemente se a cidade receberá os testes da SES ou usará insumos próprios.

Até agora, não havia por parte do Estado orientação para o uso de testes rápidos de antígenos. A testagem por RT-PCR era preconizada para todos os casos de pessoas com sintomas gripais. Mais específico, porém com maior prazo para o resultado, o RT-PCR segue recomendado para casos mais graves em pessoas hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave e quando esse primeiro teste com antígeno der negativo.

A proposta é que, com um resultado mais rápido do que a espera por um RT-PCR, possa ser feita de forma mais ágil a identificação dos contatos de casos positivos para a testagem deles também. Com isso, será a primeira vez que haverá oficialmente uma orientação da SES para a testagem de contatos de casos confirmados mesmo que essas pessoas não apresentem sintomas. Essa medida de contenção é prevista, até esse momento, apenas quando um caso positivo era identificado em instituições de longa permanência de idosos e entre profissionais da saúde.

Esse novo detalhamento do fluxo de assistência a casos suspeitos, orientações de isolamento e da testagem de contatos próximos está sendo finalizado e deve ser publicado em breve pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

por O Sul

MAIS LIDAS