Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Oração da Ave Maria
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Grupo Jupem recebe recursos do governo Polonês

Publicado 22/07/2021 às 12:42

Divulgação

O Grupo Jupem, Juventude Polonesa de Erechim, celebra mais uma ação cultural desenvolvida e aprovada com sucesso. A tão esperada notícia chegou a poucos dias, diretamente da Polônia, e foi comemorada pela direção e integrantes do grupo, que trabalharam incansavelmente para a realização de mais um sonho.

Ainda em 2020, o grupo elaborou e enviou o projeto cultural, que tem como objetivo a captação de recursos para aquisição de trajes folclóricos, usados nos diversos espetáculos e apresentações do Jupem.

Após realizar o processos de inscrição e seleção, o grupo recebeu a aprovação de financiamento para a execução do projeto, através da chancelaria do Primeiro-Ministro Polonês, órgão governamental responsável pela manutenção e gestão dos subsídios.

O programa de apoio no qual o projeto foi aprovado é intitulado de “Szańce kultury – Muralhas da cultura”, e busca romper as barreiras geográficas e culturais entre a Polônia e América do Sul, alcançando toda a comunidade polonesa que vive fora do país.

Desenvolvido pela Stowarzyszenie Wspólnota Polska (Associação da Comunidade Polonesa), o programa tem relevante importância para os grupos folclóricos e entidades, na manutenção de suas respectivas atividades, uma vez que possibilita o requerimento e aplicação de recursos em diferentes frentes de atuação, como na aquisição de indumentárias, reformas estruturais nas sedes das entidades e financiamento para outras ações culturais.

Em toda a América Latina, foram selecionados onze projetos oriundos de diferentes grupos e entidades do Brasil e Argentina, entre os quais a Juventude Polonesa de Erechim.

“O Jupem recebe com muita alegria essa maravilhosa notícia da aprovação do projeto na Polônia. Através de muito trabalho e dedicação estamos realizando mais um sonho do Grupo, que era a compra dos lindíssimos trajes de Nowy Sacz, que com certeza irão embelezar ainda mais nossos espetáculos e nosso guarda-roupa”, ressalta a presidente do Jupem, Mônica Luísa Kieling.

Esta importante conquista trouxe nova expectativa aos integrantes do grupo, que já esperam pela chegada dos trajes e por sua estreia nos palcos.

O grupo retomou recentemente os ensaios, seguindo todos os protocolos em saúde. A notícia é uma nova alegria e esperança aos dançarinos, que aguardam ansiosamente voltar aos palcos o mais breve possível, para levar ao público a beleza e alegria da cultura polonesa, e receber os merecidos aplausos novamente.

MAIS LIDAS