Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Don't Stop I
Apresentação
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

INOVA RS
– Profissionais de diferentes áreas podem concorrer a bolsas

Publicado 14/07/2020 às 11:51
Imagem: UPF/Divulgação

Imagem: UPF/Divulgação

Profissionais de diferentes áreas podem concorrer a uma bolsa no Programa Institucional de Bolsas de Gestão da Inovação e Tecnologia (GTI) – Inova RS, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. O processo seletivo foi aberto pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

A iniciativa busca fortalecer as atividades dos comitês locais e de gerenciamento de projetos estratégicos nos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERIs), por meio da concessão de bolsas a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o Programa visa fomentar a inovação tecnológica, potencializar o crescimento do Estado e torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair investimentos.

As bolsas oferecidas são destinadas a profissionais com experiência em gestão de projetos de inovação, ciência e tecnologia, que comprovem qualificação para o desenvolvimento das atividades descritas no edital. Serão selecionados candidatos para três bolsas com duração de até 24 meses, sendo uma na modalidade GIT 1, no valor de R$5 mil reais mensais, e duas na modalidade GIT 2, no valor de R$3 mil reais mensais.

Atividades do Programa
O bolsistas desenvolverão várias atividades, entre elas:
– auxílio na implementação de um escritório de projetos local, empregando o domínio de metodologias de gestão adequadas a cada projeto, bem como de operação de sistemas de informação e gerenciamento;
– elaboração, organização e atualização de planos de gerenciamento e documentação correlata aos projetos;
– realização de coleta, análise, representação e apresentação de dados;
– participação ativa no gerenciamento de grupos de processo: iniciação, planejamento, execução,
– monitoramento/controle e encerramento de projetos.
– produzir ao menos um estudo de caso por ano com os resultados obtidos durante o trabalho desenvolvido e submeter ao menos um artigo científico/tecnológico em revista especializada.

Inscrições
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 17 de julho, mediante o envio da documentação listada no edital, exclusivamente em formato digital, preferencialmente em formato PDF, para o endereço eletrônico upfparque@upf.br. No assunto do e-mail deve constar Inscrição Edital GTI – Nome do Candidato, conforme Anexo 1 do edital.

Seleção
A seleção dos bolsistas ocorre por meio de avaliação do Curriculum Lattes, do Memorial descritivo (carta de apresentação) e de Entrevista via teleconferência. Os aprovados e melhor classificados na etapa de seleção ficam aptos a participar do curso de capacitação. Nesta etapa, os candidatos participam de um curso de formação e capacitação, voltado para o desenvolvimento de algumas das competências atinentes a um profissional gestor de projetos: domínio das metodologias e ferramentas disponíveis, resolução de problemas e avaliação das habilidades voltadas à gestão de pessoas e processos.

As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital que pode ser acessado no site upf.br/editais.

MAIS LIDAS