Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Jupem completa 54 anos de história em 2022

Publicado 21/03/2022 às 10:55

O Jupem foi fundado em 06 de maio de 1968 pelos religiosos Padre Walenty Nowacki e Irmã Wanda Szymla, com o intuito de cultivar a cultura polonesa entre os jovens.

O canto, a música e a dança sempre estiveram muito presentes, característica do povo polonês, sem esquecer da fé e da religiosidade.

Com o passar do tempo, o Jupem transformou-se em um dos maiores grupos folclóricos poloneses do mundo, sendo referência cultural da etnia fora do país eslavo.

Toda esta trajetória teve relevante trabalho dos membros, famílias, coreógrafos e diretorias que passaram pelo grupo, tendo o maior dos desafios: manter viva a tradição do povo polonês, através do exemplo e dedicação de seus fundadores.

Todo o profissionalismo do Jupem é perceptível quando sobe aos palcos, seja através dos trajes coloridos, muitos destes vindos da Polônia, ou pelas danças e coreografias contagiantes.

Para a ex-presidente Maria Vanda Krepinski Groch, o Padre Walenty Nowacki e Irmã Wanda Szymla cumpriram sua missão na Cultura Polonesa quando se dedicaram às crianças e aos jovens, em 1968, deixando como herança o Grupo Folclórico Polonês de Erechim – Jupem.

”Kultura ne ma granic. – Cultura não tem fronteiras. Kochajmy Sie! – Amêmo-nos! Encontrar e conversar com pessoas que foram jupenianos dá a dimensão do papel educativo e formativo que as famílias depositavam no Grupo. E tem que ser assim, porque este foi o propósito. Comemorar 54 anos de História se reveste de imensa gratidão para com todos: famílias, comunidades, autoridades, amigos no Brasil e na Polônia, Espanha, Itália, Chile, Argentina, Paraguai e Peru. Aos Jupenianos de todos os tempos que construíram esse imenso patrimônio cultural e aos que fizeram parte da equipe diretiva, oferecer nosso coração agradecido e cheio de amor pelo pedaço de nossa vida que tivemos a ventura de compartilhar. Comemorar é celebrar a continuidade, mesmo com os tropeços vividos neste tempo, afirma a ex-presidente.

Mais do que um grupo de dança, canto e música, o Jupem é uma Escola de Vida. Quem faz parte dessa família, carrega consigo amizades, doces – mas também desafiantes – memórias, aprendizados e emoções que fazem toda a diferença na construção do ser humano.

MARCA DOS 54 ANOS

Para comemorar este momento ímpar, o grupo lançou sua marca comemorativa ”JUPEM 54 anos –  Viva a nossa História”.

Desenvolvida pelo designer de marcas, jornalista e marquetólogo, Adriel Ferreira, a logomarca traduz em suas cores vibrantes uma pena de pavão estilizada em forma de wycinanka, arte popular polonesa que utiliza o recorte e colagem de papéis. A pena de pavão está presente na cultura, principalmente no traje folclórico de Krakowiak.

Krakowiak é a segunda e mais antiga dança nacional polonesa, logo após o Polonez. Sabe-se por documentos e registros antigos que ela já era conhecida na corte do Rei Władysław Jagiełło no final do século XIV. Inicialmente, era uma dança de guerra destinada apenas aos homens. Isso porque é uma dança dinâmica, animada e vigorosa, cujos os passos principais lembram o galope dos cavalos de batalha.  Com o passar do tempo, ganhou popularidade em grande parte devido aos casamentos cracovianos, que foram frequentemente descritos na literatura. O Krakowiak é animado e alegre, e embora a execução na versão de palco exija uma boa preparação dos bailarinos, as crianças também podem dançar na versão básica.

Como o povo de Kraków é alegre, divertido e sua história está repleta de fantasia, seu traje é igualmente colorido e imaginativo. Entre todos os trajes folclóricos poloneses, foi o único que ganhou o honroso título de traje nacional, e hoje é considerado um patrimônio cultural do povo polonês. O traje usado pelos soldados na Revolta Kościuszko (1794), chegou a ser tema de música, inclusive. As palavras da canção folclórica “Albośmy to jacy tacy”, gravada no início do século XIX, caracterizam com bastante precisão o traje masculino de Krakowiak, refletindo ao mesmo tempo a riqueza dos ornamentos que apareciam nele.

Um dos elementos mais característicos é o quepe vermelho adornado com penas de pavão. As penas eram usadas principalmente em casamentos e demais ocasiões festivas, mas também eram consideradas uma marca para identidade dos homens de Kraków.

Assim também é o Jupem e sua história: alegre, divertido, colorido, cheio de encantos, fantasia, dinâmico e animado.

Durante o decorrer do ano, serão realizadas diversas atividades alusivas aos 54 anos, rumo aos 55 anos.

MAIS LIDAS