Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Don't Stop III
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

Literatura do Fantástico Maravilhoso é tema de oficina gratuita na UFFS Erechim

Publicado 15/03/2019 às 03:53
Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

O Setor de Produção Cultural da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim promove, entre os dias 18 a 21 de março, a oficina Literatura do Fantástico Maravilhoso. A atividade será ministrada por Jonny Guimarães, é gratuita e aberta para a comunidade acadêmica e regional.

Segundo a instituição, a literatura fantástica ganhou destaque com a publicação da obra “Introdução à Literatura Fantástica”, de Tzvetan Todorov. Ele fala sobre o fantástico a ser entendido como um gênero literário. E a sua essência se constitui na irrupção de um acontecimento que não pode ser explicado pelas leis racionais. Faz emergir a ambiguidade e a incerteza frente a fatos sobrenaturais.

Trabalhar com este gênero literário, conforme a universidade, faz com que o sentimento de dúvida, causado no leitor, permita o fantástico. A narrativa trata de assuntos inquietantes para o homem, como avanços tecnológicos, angústias, questões psicoafetivas, opressões e até mesmo as várias esferas de desigualdades sociais.

Conteúdo da oficina
A oficina vai trabalhar com o texto “A casa tomada”, de Julio Cortázar. Na obra, o fantástico se desenvolve em uma narrativa com ruídos, criando incertezas. O leitor não pode ser posto como passivo, já que o texto exige a criticidade e postura em relação à narrativa. É sua função voltar  constantemente às passagens do texto para que se possam consolidar as hipóteses da leitura.

A atividade, portanto, não engloba apenas o conhecimento sobre gênero e texto, mas sim sobre a leitura de mundo que se pode adquirir e construir por meio das análises para se chegar à escrita.

Horário e inscrições
Nos quatro dias de oficina, de 18 a 21 de março, os encontros ocorrem das 18h às 19h, na Sala 306 do Bloco A. Haverá certificação de 10h.

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.

 

MAIS LIDAS