Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt

Matrículas para o segundo semestre do Sisu 2021 terminam nesta segunda-feira

Publicado 16/08/2021 às 06:28

Candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera
Foto: Álvaro Henrique/DF

Os aprovados no processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para as instituições públicas de ensino superior têm até esta segunda-feira (16) para fazer a matrícula. O resultado foi divulgado na terça-feira (10) e o período de matrícula começou no dia seguinte.

O programa oferece neste segundo semestre 62.365 vagas em instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos que não foram contemplados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera do programa também até esta segunda-feira. O resultado será divulgado no dia 18, e a convocação para matrícula, no 19.

Como o Sisu funciona?

O Sisu seleciona candidatos que fizeram a prova do Enem e tiraram nota superior a 0 na redação. No momento da inscrição, o aluno pôde escolher até duas opções de curso no sistema. Agora, o sistema do MEC (Ministério da Educação) divulga quais alunos inscritos em cada curso ficaram em melhores colocações e garantiram a vaga desejada. Esta colocação é feita a partir da nota do Enem de cada candidato e da nota de corte do curso escolhido.

Lista de espera

A lista de espera concede vagas remanescentes de um dos cursos escolhidos a alunos que não foram contemplados na chamada regular do processo seletivo. Para ser considerado nesta fase, é preciso demonstrar interesse no portal do MEC após a abertura do processo. Esta fase ficará disponível até esta segunda-feira.

Ao final deste prazo, a lista de espera é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas chamadas. Assim, os candidatos devem acompanhar as divulgações das instituições de ensino. O resultado será divulgado em 18 de agosto, e a convocação para matrícula, no dia 19.

por O Sul

MAIS LIDAS