Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Melhor preço do leite ajuda produtor gaúcho a pagar as contas

Publicado 20/07/2020 às 05:17

Foto: Crédito JM Alvarenga Divulgação

A melhora dos preços do leite nos últimos meses tem servido de alento ao produtor gaúcho. A avaliação é do presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang. Para o ele, neste momento difícil, em que ainda são sentidos os efeitos da estiagem, está sendo possível ao menos pagar as contas.

Segundo Tang, há produtores recebendo R$ 1,70 e alguns até perto de R$ 2,00 o litro do leite. “Mesmo que ainda não haja uma lucratividade, os criadores estão pelo menos cobrindo custos”, avalia o dirigente. “Quem conseguiu fazer suas pastagens e manter seu rebanho está conseguindo um retorno para pagar suas contas. Queremos remuneração justa ao nosso produto e nesta fase estamos bem nesta conta. Esperamos que esses preços perdurem, pois tivemos muitas perdas no primeiro semestre.”

O segundo semestre de 2020, enfatiza o presidente, está muito diferente dos primeiros seis meses, uma vez que a seca trouxe prejuízos que não se resumiram ao período em que ocorreu. “As reservas de silagem de milho foram poucas, e para poder suprir as necessidades, bem como economizar o que está dentro do silo, foram necessários outros insumos”, destaca.

MAIS LIDAS