Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
PUBLICIDADE

Ministério da Educação abrirá 93 mil vagas para universitários fecharem contratos no Fies neste ano

Publicado 4/01/2021 às 03:46

O MEC (Ministério da Educação) abrirá 93 mil vagas para universitários fecharem contratos no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) ao longo de 2021.

O número faz parte do Plano Trienal do Fies, publicado nesta segunda-feira (04) no Diário Oficial da União. A mesma quantidade de vagas está prevista para cada um dos anos de 2022 e 2023, mas a estimativa poderá sofrer reajuste.

Em 2019, o MEC havia anunciado a intenção de reduzir as vagas do Fies a partir de 2021. De acordo com a pasta, os contratos poderiam cair de 100 mil para 54 mil ao ano. O plano anunciado nesta segunda não confirmou a previsão.

O Fies oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O Fies tem duas edições ao ano. Ele oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. A edição do primeiro semestre de 2021 abrirá vagas de 26 a 29 de janeiro e usará notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de anos anteriores, já que os resultados da edição de 2020 serão divulgados apenas em março. O MEC ainda não informou quantas vagas estarão disponíveis nessa etapa.

Atualmente, o Fies tem duas categorias. A primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos. A segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Por O Sul

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE