Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Municípios têm nova chance de entrar no ‘Saúde na Escola’

Publicado 19/11/2018 às 11:28
Crédito: Ministério da Saúde

Crédito: Ministério da Saúde

A partir de 19 de novembro, até o dia 15 de fevereiro de 2019, gestores municipais de Saúde e de Educação devem apontar as escolas públicas para participar do novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). Desenvolvido pelos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC), o PSE prevê recursos financeiros para os municípios realizarem ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente escolar.

Com o credenciamento, essas unidades precisam desenvolver 12 ações relacionadas a alguns temas. São eles “incentivo à atividade física”, “combate ao aedes aegypti”, “prevenção de violências e acidentes” e “verificação e atualização da situação vacinal”. Atualmente, o programa atende 90% dos municípios brasileiros. Envolve mais de 20 milhões de estudantes de 85.706 escolas, além de 36 mil equipes da atenção básica do SUS.

Investimento anual do PSE
O PSE tem um investimento anual de R$ 89 milhões. Este ciclo de adesão é de dois anos, com liberação dos recursos a cada 12 meses. O valor é 2,5 vezes maior que o executado nos anos anteriores e passou a ser pago em parcela única. Isso facilita a realização das ações e o cumprimento das metas propostas na adesão.

Como participar 
Ao contrário das edições anteriores, para participar do PSE os municípios devem indicar a escola e não mais o nível de ensino. Desta forma, em conjunto com as equipes da Atenção Básica, as instituições assumem o compromisso de desenvolver as atividades envolvendo 12 ações para o cuidado à saúde no ambiente escolar.

As estratégias estão previstas na Portaria nº 1.055 de 2017 e podem ser combinadas, levando em consideração o nível de ensino, as demandas da escola e do território, bem como a análise de situação de saúde do território. “A expectativa é que o programa atenda o maior número de estudantes com monitoramento mensal pelos profissionais de saúde dos municípios”, explica a Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

A adesão ao PSE
Para aderir ao PSE os gestores precisam incluir as escolas no site e-Gestor Atenção Básica, espaço para informação e acesso aos sistemas da Atenção Básica.
Esse acesso é feito com CPF e senha do perfil cadastrado como “gestor municipal” vinculado ao “módulo PSE”. Quando gestor não tem entrada habilitada ou perfil no módulo PSE, utiliza-se o CNPJ e a senha do Fundo Municipal de Saúde que deve gerenciar o cadastro.

Acompanhamento é feito pelo Sisab
O acompanhamento das ações do PSE é feito pelo Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), alimentado pelas equipes de saúde da Atenção Básica. No ciclo de dois anos para execução do programa, o MS observa o desempenho dos municípios por meio do registro de ações do programa e indicadores de resultados. Caso os recursos não sejam integralmente executados, os valores devem ser devolvidos.

Fonte: Ministério da Saúde

MAIS LIDAS