Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Museu de Ciências da URI apresenta exposição on-line ‘Coleção Fritz Plaumann’

Publicado 21/08/2020 às 02:29
IMG_0143

Imagens: URI Erechim/Divulgação

Em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o Museu de Ciências da URI realiza, até 30 de agosto, uma exposição on-line. Trata-se de uma seleção de fotos de parte do acervo científico do Museu de Ciências e do Herbário Padre Balduíno Rambo, ambos Órgãos Suplementares da URI.

O acervo faz parte da Coleção Fritz Plaumann, que é composta por exemplares de insetos e vegetais coletados a partir de 1940 em Nova Teutônia (SC). E durante a exposição, imagens desses materiais e breves descrições são apresentadas diariamente nas mídias sociais da universidade (@urimurau, no Facebook e Instagram).

Família Scarabaeidae

Família Scarabaeidae

Plaumann foi um entomologistas e autodidatas em Ciências. Nascido em Preussich Eylau, cidade ao norte da Prússia Oriental, mudou-se com a família para o Brasil em novembro de 1924. Após várias semanas de viagem, a sua família alcançou o oeste do estado de Santa Catarina, mais precisamente Nova Teutônia, antigamente distrito de Seara.

Agricultor, fotógrafo, professor, comerciante, entre muitas outras atividades, Plaumann se deteve mais demoradamente e com maior amplitude em observação, registro e coleta da flora e da fauna, principalmente de insetos da região. Em 70 anos de trabalho dedicado e apaixonado, conseguiu identificar um total de 17 mil espécies. Dessas, 1,5 mil eram desconhecidas da ciência.

Jacarandá

Jacarandá

 

MAIS LIDAS