Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo

Novo modelo de etilômetro permite o aumento das abordagens de motoristas na Operação Balada Segura no RS

Publicado 27/12/2023 às 10:09

O equipamento funciona por aproximação e realiza uma espécie de triagem dos motoristas durante as blitze
Foto: Divulgação/DetranRS

O novo modelo de etilômetro utilizado pelos agentes de fiscalização do DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) funciona por aproximação e realiza uma espécie de triagem dos motoristas durante as blitze.

O equipamento permite um aumento de mais de 30% na média mensal das abordagens da Operação Balada Segura e proporciona mais comodidade para os motoristas que não ingeriram bebidas alcoólicas. O chamado bafômetro passivo também está sendo usado nas blitze no litoral durante a temporada de verão.

O aparelho funciona da seguinte forma: ele é posicionado perto do motorista e, quando não há vestígios de álcool, o condutor é liberado sem sair do carro. Somente no caso de pré-teste positivo, o condutor é convidado a fazer o exame no aparelho convencional, aquele em que é preciso soprar na biqueira e que indicará o nível de alcoolemia.

O novo bafômetro vem sendo utilizado pelos agentes de fiscalização de trânsito do DetranRS desde o começo do segundo semestre deste ano e tem agilizado bastante a liberação de condutores, segundo o governo gaúcho. A média mensal de abordagens na Balada Segura no Estado, que era de 4,1 mil motoristas de janeiro a maio, passou para 5,4 mil de junho a novembro.

MAIS LIDAS