O programa Análise em Dois Tempos, da Rádio Difusão Sul, dedicou sua edição desta quinta-feira (16) à saúde da mulher, em especial à conscientização sobre o Outubro Rosa. O convidado foi o cirurgião oncológico Dr. Guilherme Vicentini, que destacou a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico regular para aumentar as chances de cura do câncer de mama .
Segundo o especialista, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. Apesar dos avanços na medicina, ele continua sendo uma das principais causas de morte feminina quando diagnosticado tardiamente.
“A mamografia é o exame de rastreamento essencial, pois permite detectar alterações antes mesmo que a mulher sinta qualquer sintoma. Quando o diagnóstico é feito no início, as chances de cura chegam a 95%”, explicou o médico .
Dr. Vicentini também abordou as barreiras emocionais que ainda afastam muitas mulheres dos exames preventivos, como o medo e o desconhecimento. Ele reforçou que a mamografia é um procedimento rápido, seguro e indolor, e que a prevenção é o melhor caminho.
“O medo é a grande barreira. Mas é justamente o diagnóstico precoce que abre a porta para a cura”, ressaltou .
Durante a entrevista, o médico também alertou para o crescimento dos casos de câncer de mama em mulheres mais jovens e lembrou que o Ministério da Saúde recentemente reduziu para 40 anos a idade mínima recomendada para realização da mamografia, antes indicada a partir dos 50 .
Além do câncer de mama, Dr. Vicentini destacou a importância da prevenção de outros cânceres ginecológicos, como o de colo do útero, reforçando o papel da vacinação contra o HPV e da realização do exame Papanicolau.
Encerrando a conversa, o especialista lembrou que hábitos de vida saudáveis são fundamentais na prevenção de diferentes tipos de câncer.
“Cerca de 20% dos casos de câncer de mama estão relacionados à obesidade. Exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool e cigarro são atitudes que fazem diferença”, orientou
Fonte: Camila Ruda | Repórter Rádio Difusão Sul