Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Padre Valter Girelli é homenageado com o Troféu Castelinho, maior honraria do Poder Legislativo

Publicado 22/07/2022 às 08:49

Na última terça-feira (19), o Poder Legislativo erechinense prestou todo seu reconhecimento a uma figura de atuação marcante nas últimas décadas no município. A partir de proposição do vereador Serginho Bento (PT), o padre Valter Girelli recebeu o Troféu Castelinho, maior honraria da Câmara, como forma de agradecimento a seu trabalho no ministério sacerdotal, seu período como reitor do Santuário de Fátima e seu empenho na defesa de causas sociais e culturais. No início deste ano, ele celebrou sua missa de despedida em Erechim, e posteriormente assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes na cidade de Campinas do Sul, que abrange também o município de Cruzaltense.

Nascido em São Valentim, Valter Girelli é formado em Filosofia e Teologia e especializado em Teologia Dogmática. Em 1980 foi ordenado sacerdote para a Diocese de Erexim. “Ao longo de seu ministério sacerdotal, tem desenvolvido diversas atividades junto a paróquias em Erechim e no interior, trabalhando por muitos anos na formação de futuros padres”, disse Serginho, destacando também os 14 anos em que o padre esteve à frente do Santuário de Fátima. “Ele fez parte da coordenação dos trabalhos de revitalização da esplanada e do santuário, que hoje é uma referência regional de espiritualidade mariana”, completou.

 

Incentivador da cultura e das lutas sociais

Além das atividades religiosas, o Santuário de Fátima também ganhou notoriedade por abrigar importantes eventos culturais, como a Festa Di Bacco e o Acampamento Farroupilha, além de abrir as portas do local para a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). “O padre Valter gosta muito de celebrar missas crioulas em festividades tradicionalistas, marcando presença ativa em todas as edições do Acampamento Farroupilha realizadas no santuário, abrindo as porteiras e dando todo apoio para que o evento pudesse acontecer”, afirmou o vereador, ressaltando que o padre atua ainda como Sinuelo Espiritual da patronagem de CTGs da região, bem como da 19ª Coordenadoria do MTG em Erechim.

 

“Muito o que fazer ainda”

Emocionado com a homenagem, que contou com a presença de outros parlamentares, o padre Valter Girelli agradeceu o reconhecimento do Legislativo e relembrou um pouco de sua trajetória em Erechim e no Alto Uruguai. “Agradeço de coração. Quando olhamos para trás, vemos que muita coisa já foi feita, aí olhamos para frente e vemos que há muito o que fazer ainda. Na minha despedida aqui, lembrei de tantas coisas que conseguimos fazer na área social, os Acampamentos Farroupilhas, a universidade, que é um espaço muito importante para a sociedade erechinense, o trabalho com os movimentos populares… Vamos continuar unidos na fé nesta caminhada”, disse.

MAIS LIDAS