Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Pesquisadores da UPF desenvolvem pão de queijo com propriedades da erva-mate

Publicado 30/11/2018 às 09:34
Fotos: Camila Guedes

Fotos: Camila Guedes

PASSO FUNDO (RS) – Quase dois anos após o início da pesquisa, o projeto Erva-mate como componente funcional no desenvolvimento de processos e produtos alimentares, deu mais um importante passo. E os seus desenvolvedores, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (PPGCTA/UPF), compartilharam a alegria com a comunidade.

No final da tarde da quinta-feira, 29 de novembro, os pesquisadores apresentaram o pão de queijo de erva-mate para o consumidor. A ação foi realizada na Padaria Cruzeiro, no centro da cidade.

teste pão de queijo (7)_Foto Camila Guedes

O projeto tem como principal objetivo desenvolver produtos a partir do extrato da erva-mate que mantenham suas propriedades funcionais. “Nós trabalhamos durante dois anos pensando na elaboração do extrato de erva-mate e, depois, desenvolvendo as microcápsulas. Na sequência, analisamos o potencial funcional delas e agora estamos na fase do desenvolvimento de um produto que, no caso, é o pão de queijo”, detalha a coordenadora, Telma Elita Bertolin,

Durante a ação, os pesquisadores apresentaram três versões do pão de queijo, o tradicional e dois com diferentes quantidades do extrato de erva-mate. O público pode experimentar, compará-los, dar uma nota e ainda dizer se compraria ou não. Para Telma, essa é uma fase muito importante da pesquisa, porque sai da universidade e vai até o consumidor, que é o objetivo final do estudo.

“Achei saborosos, todos os sabores, eu preferi o C, não sei se é o que contém mais erva-mate ou não, mas ele é mais leve. Os três são gostosos, achei muito bom. Por mim, está aprovado”, garante a professora aposentada Dalva Pereira.

Pão de queijo mais saudável
Segundo informa a equipe do projeto, o sabor do pão de queijo de erva-mate é muito semelhante ao do tradicional, mas ganha em qualidade. É que graças às microcápsulas desenvolvidas, todas as propriedades funcionais da erva-mate são mantidas. “Nós sabemos que a erva-mate tem várias propriedades antioxidantes que são benéficas para a saúde, é algo similar aos ácidos Ômega 3”, comenta o técnico do projeto, Elionio Galvão Frota. “Há vários estudos dizendo que esses compostos são interessantes para combater câncer, doenças degenerativas e vários outros tipos de patologias, então quisemos justamente incrementar esse pão de queijo com propriedades melhores.”

Fotos: Camila Guedes

Fotos: Camila Guedes

De acordo com coordenadora, a pesquisa consegue potencializar a garantia de que as propriedades funcionais sejam mantidas. “Se adicionarmos o extrato como tal em um produto ele pode não ser funcional no nosso organismo. A presença da microcápsula garante a manutenção das propriedades bioativas”, explica Telma.  “Isso nós já verificamos em laboratório através de testes e análises bioquímicas e de análises tecnológicas. As microcápsulas garantem as propriedades bioativas no nosso aparelho.”

Próximo passo
A próxima etapa do projeto é, segundo a professora, encontrar um parceiro que desenvolva as microcápsulas em escala comercial. “O nosso potencial de laboratório para essa produção não garante, por exemplo, que uma padaria desenvolva o pão de queijo. Precisamos de um parceiro que desenvolva essa tecnologia e em escala maior. Aí sim poderemos dizer que o produto pode estar na rua”, pondera a docente.

 

 

MAIS LIDAS