Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Pesquisadores da UPF integram Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 no RS

Publicado 22/04/2020 às 08:32
Foto: UPF/Comunicação

Foto: UPF/Comunicação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está representada em uma importante frente estratégica relacionada ao novo coronavírus. O Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia Covid-19, organizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O grupo reúne pesquisadores das universidades gaúchas e autoridades científicas de diversas áreas do conhecimento relevantes para o enfrentamento do contexto atual. Entre os integrantes, estão os pesquisadores da UPF Luiz Carlos Kreutz e Luiz Eduardo Schardong Spalding.

O Comitê foi instituído pelo decreto Nº 55.129, de 19 de março de 2020, com a finalidade de prestar apoio às atividades do Gabinete de Crise e do Conselho de Crise para o enfrentamento da epidemia de Covid-19. O trabalho realizado fornece subsídios científicos para o governo, apoiando também a área econômica e financeira do Estado para que as decisões sejam embasadas nas melhores práticas internacionais guiadas pela ciência.

“No início, discutimos questões relacionadas a maneira com a doença poderia se manifestar no Estado. Havia muitas dúvidas, poucos casos, falta de diagnóstico, entre outros. Nesse cenário, decidiu-se fazer o estudo epidemiológico conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em que incluímos Passo Fundo como um dos locais onde seria importante conduzir o estudo, mesmo porque aqui já temos a experiência do surto de H1N1 em 2010“, detalha Kreutz. “Na sequência, o comitê decidiu levar informações e esclarecimentos à sociedade sobre diversos aspectos. O primeiro, relacionado ao diagnóstico, e, nesse ponto, pude contribuir muito em relação a métodos, elaboração do texto e até mesmo na construção da figura ilustrativa que acompanhou o boletim. Após, o comitê trabalhou compilando informações e fazendo relatórios sobre vários assuntos, sendo o principal o relatório do estudo da pandemia no RS.”

Ainda de acordo com Kreutz, o grupo segue debatendo diversos assuntos e hoje está elaborando um documento com esclarecimentos gerais para evitar a transmissão entre pessoas, cuidados com grupos mais vulneráveis, cuidados nos domicílios, na construção civil, em restaurantes, praças e ambientes abertos, saneamento básico e com os pets (animais de companhia).

O pesquisador Spalding destaca que o Comitê busca no conhecimento científico atual as informações relevantes e confiáveis para assessorar a tomada de decisões do governo. E uma das preocupações da secretaria da Saúde tem a ver com a engenharia clínica.

“Os engenheiros que atuam em hospitais do RS estão mobilizados e produzindo conhecimento e equipamentos para diminuir os impactos da doença no corpo clínico e nos pacientes. Alguns equipamentos de proteção individual (EPIs) foram modificados em conjunto por médicos e engenheiros e estão sob teste de tempo de uso, conforto, segurança de expiração, entre outros”, explica.“Também há pesquisas sobre os equipamentos de ventilação pulmonar e os de medir pressão arterial, oximetria, temperatura e eletrocardiografia de pacientes suspeitos e confirmados, mas que estão sob supervisão em suas casas e lares de idosos. É provável que a monitoração por ligações telefônicas, hoje utilizadas, venham ser otimizadas com estes dados sendo recebidos automaticamente no banco de dados dos pacientes.”

Spalding detalha ainda que este controle de parâmetros clínicos dos pacientes também será necessário para acompanhar as variações ocorridas de acordo com os medicamentos aplicados. “Estas pesquisas estão em andamento e logo que for necessário serão discutidas no Comitê Científico, que poderá sugerir às secretarias as ações pertinentes”, reitera.

Membros do Comitê
O Comitê Científico conta com profissionais que atuam nas estruturas do governo, em hospitais e universidades nas áreas de assistência ambulatorial e hospitalar, gestão de saúde pública, epidemiologia, infectologia e vigilância, TI, análise de dados, big data, estatística em epidemiologia, planejamento estratégico e gestão de riscos, biotecnologia e biociências, planejamento urbano, arquitetura e georreferenciamento espacial e virologia e doenças víricas veterinárias.

Confira a relação dos integrantes do Comitê Científico:
Luís Lamb – Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia;
Fernando Mattos – Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia Adjunto;
Arita Bergmann – Secretária de Estado da Saúde;
Leany Lemos – Secretária de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão;
Odir Dellagostin – Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS);
Leonardo Beroldt – Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS);
Alexandro Cagliari (UERGS);
Lúcia Pellanda – Reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA);
Alessandra Dahmer – UFCSPA;
Alice Zelmanowicz – UFCSPA;
Eliana Wendland – UFCSPA;
Jenifer Saffi – UFCSPA;
Pedro Hallal – Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
Paulo Ferreira – UFPel;
Ricardo Araújo – UFPel;
Rui Oppermann – Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
Benamy Turkienicz – UFRGS;
Guido Lenz – UFRGS;
Idiane Rosset – UFRGS;
Ilma Brum – UFRGS;
José Luís Duarte Ribeiro – UFRGS;
Luciano Goldani – UFRGS;
Leandro Wives – UFRGS;
Luciana Buriol – UFRGS;
Mariur Gomes Beghetto – UFRGS;
Suzi Alves Camey – UFRGS;
Rafael Roesler – UFRGS;
Eduardo Sprintz – Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e UFRGS;
Ricardo de Souza Kuchenbecker – HCPA;
Alexandre Vargas Schwarzbold – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
Eduardo Flores – UFSM;
Priscila Trindade- UFSM;
Alexandre Prehn Zavascki – UFSM;
Rodrigo Guerra – UFSM;
Paulo Afonso Burmann – UFSM;
Luiz Carlos Kreutz – Universidade de Passo Fundo (UPF);
Luiz Eduardo Spalding – UPF;
Ely José de Mattos – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
Fabiano Ramos – PUCRS;
Jorge Luís Nicolas Audy – PUCRS;
Rodrigo Dalke Meucci – Universidade Federal do Rio Grande (FURG);
Fábio de Aguiar Lopes – FURG;
Marcelo Pias – FURG;
Débora da Cruz Payão Pellegrini – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA);
Lessandra Michelin – Universidade de Caxias do Sul (UCS);
Leandro Luis Corso – UCS;
Paulo Worm – Grupo Hospitalar Conceição (GHC);
Rodrigo Perozzo Noll – Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS);
Paulo Piza – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

MAIS LIDAS