Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Difusão Pampa e Sertão
Apresentação
Paulo Frizzo
Chamada Geral
Rede Gaúcha SAT

Plataforma da PUCRS auxilia a identificar sintomas da Covid-19

Publicado 27/05/2020 às 06:08
Imagem: Reprodução site InCare

Imagem: Reprodução site InCare

Com os objetivos de gerar informações importantes para o combate ao coronavírus e entender a sua provável distribuição em Porto Alegre, mais de 50 profissionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), do Instituto do Cérebro (InsCer) e do Hospital São Lucas (HSL) desenvolveram o InCare (incare.pucrs.br). Segundo a equipe, a plataforma não substitui a necessidade de atendimento médico, mas visa fornecer uma primeira orientação complementar, pautada em conhecimentos sequenciados de médicos e de agentes de saúde.

A DBServer, empresa sediada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi a responsável pela criação do site, elaborado com a participação da força-tarefa. “A ideia surgiu da necessidade de ajudar as unidades do sistema de saúde, de forma geral. Os dados obtidos pelo InCare poderão auxiliar previamente no mapeamento e na análise de suspeitas de contaminação por sexo, idade e sintomas”, explicam os técnicos. “A avaliação também leva em consideração se os respondentes fizeram alguma viagem recente, o que potencializaria a possibilidade de exposição à Covid-19.”

No site, estão disponíveis informações sobre o que é o coronavírus, quais são e como identificar os sintomas, formas de transmissão e como se prevenir. “Os dados obtidos de forma anônima, cruzados com outros tantos possíveis, resultam em informações importantes para as tomadas de decisões relacionadas à contingência do vírus e a um melhor atendimento”, garante a equipe.

A força-tarefa
Mais de 50 profissionais e pesquisadores da PUCRS, incluindo docentes da Escola de Medicina, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, da Escola de Humanidades, da Escola Politécnica, do Instituto do Cérebro do RS (InsCer), do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e do Hospital São Lucas estão mobilizados na busca de soluções para diferentes questões que envolvem a pandemia do novo Coronavírus.

Participam do grupo responsável pelo projeto do InCare os profissionais Regis Alexandre Lahm, Rafael Prikladnicki, Everton Quadros, Guilherme Brito, Mirian Rosa, Andressa da Silva, Yasmin Noronha, Tatiana do Nascimento Ximenes, Mauricio Portela de Melo e Marcos Vinicius Costa.

 

MAIS LIDAS