Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Polícia Civil lança cartilha para alertar sobre golpes na internet

Publicado 19/06/2020 às 08:54
Imagem: Polícia Civil RS

Imagem: Polícia Civil RS

Uma cartilha alertando para golpes na internet é a nova aposta da Polícia Civil para ajudar a barrar os crimes de estelionato que têm se propagado no mundo virtual – principalmente agora, em meio à pandemia de Covid-19, quando mais pessoas estão conectadas. Com 18 páginas, o documento foi lançado oficialmente nesta quinta-feira, 18, e está disponível para download no site da Polícia Civil (www.pc.rs.gov.br).

A publicação detalha 15 dos principais golpes que mais vitimam gaúchos hoje na internet e também traz dicas para não cair no “conto do vigário”. Entre os golpes, estão os do ‘bilhete premiado’ e o do ‘auxílio emergencial’, além da ‘clonagem do WhatsApp’. Especificamente nesse caso, pessoas que informam o número do WhatsApp em sites de vendas, por exemplo, abrem margem para que golpistas, se passando por funcionários do site, entrem em contato. O falso colaborador informa que para o anúncio ser validado, ele necessita de um código que o anunciante receberá por SMS (mensagem de texto). Nesse instante, o criminoso tenta logar no WhatsApp com o número da outra pessoa, o que faz com que o aplicativo envie para a vítima uma mensagem com um código de verificação. Erroneamente, quando esse número – que é o código de segurança do WhatsApp – chega no celular da vítima, ela o passa para o criminoso, tornando possível a clonagem do número.

“Cuidado nunca é demais e, nesse contexto de internet, a informação é uma arma poderosa que pode prevenir o cometimento de inúmeros crimes. Agora, quando o delito se concretiza, a população precisa entender que a Polícia Civil estará ao seu lado”, garante a Chefe de Polícia, Nadine Tagliari Farias Anflor. E sobre o golpe acima, ela alerta: “Ativem a verificação em duas etapas do WhatsApp”.

 

MAIS LIDAS