Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Por que não perco peso? | Endocrinologia e Saúde

Publicado 24/08/2021 às 07:58

Uma das queixas mais comuns no consultório do endocrinologista é a dificuldade em perder peso, e vemos a maioria dos pacientes tentando encontrar justificativas para isso em disfunções hormonais ou no famoso “metabolismo lento”. De fato, existem algumas razões (e até mesmo algumas doenças) que tornam as pessoas mais propensas ao ganho de peso, mas a verdade é que causas endócrinas ou exclusivamente genéticas de obesidade são raras.

Perder peso e, sobretudo, manter o peso perdido, é difícil para todos! Por quê?

  •  A obesidade é uma doença crônica que não tem cura.
  •  Nosso corpo não foi feito para perder peso, e sim para preservá-lo, como fonte de energia, para momentos de privação.
  • Quando você reduz o peso corporal fazendo dieta, ocorre a produção de alguns hormônios que diminuem o gasto energético e aumentam o seu apetite. Por isso, o processo deve ser contínuo, e as dificuldades no caminho podem ser amenizadas com a ajuda de uma equipe multidisciplinar composta por bons profissionais: médico, nutricionista, educador físico, psicólogo, etc.
  • As medicações podem ser necessárias e devem ser usadas quando houver indicação médica e, sobretudo, não houverem contraindicações. Mas lembre-se de que o uso de medicamentos não substitui as mudanças de estilo de vida, e a dieta é o principal determinante do sucesso do seu tratamento!

Sabendo disso tudo, atente-se também a alguns pontos importantes que você pode estar deixando passar!
– Sair da dieta nos fins de semana pode desperdiçar os dias de dieta “limpa”.
– Lanches entre as refeições e bebidas alcoólicas também somam calorias.
– Exagerar nas quantidades, mesmo que sejam opções saudáveis, como frutas e oleaginosas, também pode interferir no processo de emagrecimento.

Gabriele De Geroni
Médica Endocrinologista e Metabologista
CRM/RS 38.463 | RQE 34.821
@gabriele.endocrino

MAIS LIDAS