Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Nos Horizontes do Mundo
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Prefeitura encaminha projeto de lei para isentar IPTU de bares, restaurantes, hotéis, casas de eventos e similares

Publicado 10/06/2021 às 10:46

Foto: divulgação

A Prefeitura de Erechim, buscando amenizar os impactos econômicos causados pela Covid-19 para os empreendedores não essenciais que estão, em sua grande maioria, com as atividades paralisadas desde março de 2020, encaminhou nesta quinta-feira (10) um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, para autorizar o Poder Executivo a adotar medidas de incentivo fiscal no município. O projeto será votado em sessão ordinária da Câmara de Vereadores na segunda-feira (14).

Conforme explica o prefeito, Paulo Polis, o projeto busca a isenção do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e taxa de recolhimento de lixo para estabelecimentos destinados ao funcionamento de bares, restaurantes, hotéis e similares, casas de eventos e outros que importem em atividades de eventos e festas, os quais sofreram consequências econômicas negativas pelo advento da Covid-19.

A notícia foi dada em primeira mão para os representantes legais do Sindicato dos Empregados no Comércio hoteleiro, restaurantes, bares e empregados em Turismo e Hospitalidade do Alto Uruguai/RS (Sindithores) em reunião no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do prefeito, do vice-prefeito, Flávio Tirello, da secretária de Administração, Izabel Ribeiro e o secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini.

Segundo os representantes que participaram da reunião hoje o setor apresenta um cenário onde entre cada 10 estabelecimentos, sete estão passando por sérias dificuldades e, cerca de 30%, já encerraram suas atividades. “Neste momento só temos a agradecer ao Poder Público que, desde o início do ano, tem tido esse olhar atento, essa sensibilidade para com todos, especialmente àqueles mais prejudicados pela pandemia. Estamos realmente muito realizados pela atenção, pelo olhar atendo e pela preocupação da Prefeitura com o nosso setor. Somos sabedores que a Administração Pública é sensível aos problemas da nossa cidade e, está sempre em busca de soluções pelo bem da coletividade”, disse o presidente do Sindithores, Ademir Zarbielli.

Para Paulo Polis, a principal justificativa para adoção de medidas de auxílio do tributo municipal por parte da Prefeitura decorre do momento crítico por que passa a comunidade local, em vista da pandemia e, por consequência, a paralisação de diversas atividades econômicas.

“É imprescindível que o Poder Executivo Municipal tenha um olhar mais atento nesse momento em que o mundo atravessa um período pandêmico, cabendo a cada ente local atuar da forma mais precisa e imediata, seja na área da saúde, quanto na da economia local. Diante disso, é nossa obrigação enquanto gestores públicos oferecer aos empreendedores de nosso município condições para a reversão da economia estagnada desde o início da pandemia da Covid-19. Erechim vai reverter esse quadro difícil e, para isso precisamos ajudar alguns setores a passar por este momento”, declara o prefeito.

MAIS LIDAS