Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Professora erechinense lança livro sobre uso de tecnologias digitais no ensino de Geografia

Publicado 26/02/2020 às 04:09
Imagem Livro

Imagem: Editora Appris

A erechinense Ana Maria de Oliveira Pereira, professora, mestre em Educação e doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, lança, no dia 5 de março, o seu primeiro livro solo: Aprender e ensinar Geografia na sociedade tecnológica: possibilidades e limitações.

A obra, de 174 página, editada pela Appris, é resultado da pesquisa de doutorado da autora. A sessão de autógrafos está marcada para às 19h, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Auditório dos Professores (RS-135, nº 200, Zona Rural).

O propósito do estudo foi compreender como o uso das tecnologias digitais pode contribuir na construção do conhecimento geográfico dos alunos, de modo a estimulá-los a serem protagonistas desse processo.

Ana conta que, durante a sua pesquisa, realizou visitas regulares a escolas e, na disciplina de Geografia, não identificou atividades significativas desenvolvidas nas turmas com o auxílio das tecnologias digitais. “A constatação levou-me a indagar se, e como, os docentes da área utilizam essas ferramentas em suas aulas, partindo da hipótese de que o seu uso promove uma importante relação do aluno com o próprio aprendizado, além de autonomia intelectual e ética”, revela a autora.

Para dar conta de explicar esta questão, ela apresenta um aporte teórico baseado nas teorias da aprendizagem e do conhecimento, no ensino de Geografia, no letramento digital dos professores e também nas metodologias de ensino mediadas pelas tecnologias digitais.

“Este livro é dedicado aos atuais e futuros professores, não só de Geografia, mas todos que buscam métodos diferenciados para trabalhar com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula”, finaliza Ana.

O livro Aprender e ensinar Geografia na sociedade tecnológica: possibilidades e limitações já está disponível para venda pela internet na Editora Appris e na Amazon, bem como diretamente com a escritora. Contatos pelo telefone 54 99187.9865.

Sobre a autora

Ana

Foto: Fabiana Pereira

Ana Maria de Oliveira Pereira é professora de desde 1995. Possui graduação em Geografia, mestrado em Educação e doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Trabalhou durante 15 anos na Educação Básica e no Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas. Atualmente é docente dos componentes curriculares ligados ao ensino de Geografia, nos cursos de Geografia e Pedagogia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e também no mestrado em Educação no Campus de Chapecó. Atua também no Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Digital na Educação (Gepid), na Universidade de Passo Fundo (UPF) e no Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (Netap), da UFFS.

LANÇAMENTO DE LIVRO
Aprender e ensinar Geografia na sociedade tecnológica: possibilidades e limitações, de Ana Maria de Oliveira Pereira
Editora: Appris
Quando: 5 de março, às 19h
Onde: UFFS – Campus Erechim, Auditório do Bloco dos Professores (RS-135, nº 200 – Zona Rural)
Informações: 54 99187.9865

 

MAIS LIDAS