
Imagem: Eunice de Faria/Pixabay
Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para o Vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desta vez, porém, para manter a segurança dos candidatos e respeitar a quarentena, a instituição ampliou o acesso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizará prova agendada on-line. E, mesmo sem a definição por parte do Governo do Estado sobre o retorno das aulas presenciais, mantém as aulas e confirma o ingresso para o segundo semestre.
“Com pesquisadores, professores, colaboradores e comunidade acadêmica em ação para ofertar soluções em diversas áreas do conhecimento e mercado, reforçamos nosso compromisso de servir à sociedade e garantir uma formação de qualidade mesmo em um período de tantas incertezas”, afirma o reitor da PUCRS, irmão Evilázio Teixeira. “Além de atender aos protocolos de segurança indicados pelos órgãos oficiais de saúde, por causa do coronavírus, o formato do processo seletivo escolhido visa facilitar o acesso e também os planos de estudo e desenvolvimento pessoal dos candidatos.”
A prova on-line será aplicada por meio de uma plataforma de edição de texto com acompanhamento por vídeo síncrono. Para isso, é necessário que o estudante esteja com equipamento de câmera e áudio disponíveis para receber as informações e explicações.
Inscrições, resultados da seleção e matrículas
As inscrições para o vestibular da PUCRS podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/estudenapucrs/vestibular/.
Os resultados da seleção serão divulgados no próximo dia 4 de junho e as matrículas iniciarão no dia 8 do mesmo mês.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp, nos números 51 99871-2972 e 51 2101-0110, ou pelo e-mail atendimento@pucrs.br.
Modalidades de ingresso
A nota do Enem de 2011 a 2019 pode ser utilizada e o requisito para concorrer a uma vaga é ter atingido pelo menos 400 pontos no exame. Além disso, o estudante pode solicitar o agendamento para fazer a prova on-line ou, caso seja do seu interesse, prestá-la presencialmente, com as devidas medidas de segurança.
A Universidade também está com processos abertos para solicitações de transferência, ingresso diplomado – para quem deseja cursar uma segunda graduação -, e reingresso. Assim como nas outras modalidades, o processo é totalmente on-line.
Alunos de transferência e ingresso de diplomado recebem isenção na matrícula e começam a pagar em agosto.
E, segundo a instituição, há possibilidades para facilitar o acesso, como bolsas de estudo integrais e parciais, crédito educativo próprio, em que o estudante paga 50% durante o curso e 50% depois de formado, e financiamentos. Para conferir as possibilidades, clique aqui.