Ação inédita aproxima estudantes das Escolas Municipais do universo dos livros e da leitura.
O ‘Vale Livro’, ação inédita da 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos, já está sendo trocado pelas crianças e suas famílias. Só no primeiro dia, já foram trocados quase 300 nos dez livreiros que estão expondo na feira.
A iniciativa da Prefeitura de Erechim, envolvendo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa e a Secretaria Municipal de Educação, destinou um ‘Vale Livro’ no valor de R$ 30,00 para 3.180 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, possibilitando que crianças e jovens tenham a experiência de escolher e comprar um livro de sua preferência.
O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, conta que só no primeiro dia do evento, já passaram cerca de cinco mil pessoas pela Praça do Livro – a Praça Prefeito Jayme Lago, denominada assim, por decreto, de 1º a 11 de maio, durante a realização do evento. “Estamos muito felizes com o evento que construímos com muito carinho, e essa ação em especial nos fortalece sabendo que as famílias estão trazendo suas crianças e adolescentes para trocar o ‘Vale Livro’, mostrando que vamos sim construir e fomentar o hábito da leitura”, destaca.
O livreiro da Agridoce, Márcio Simon, avalia que a iniciativa deve ficar para outras edições. “Para as crianças isso é muito importante, porque elas nunca tiveram esse valor em mãos. É um valor importante, fica um incentivo para mais ações assim, pois é muito boa! Vimos muitas crianças encantadas tendo o contato e escolhendo seus livros”, conta.
*Fotos:* Roger Gritti – Comunicação PME