Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

‘Sala de Crise da Região Sul’ realiza sexta reunião para avaliar impactos da seca

Publicado 15/05/2020 às 09:46
Imagem: Reprodução YouTube/anagovbr

Imagem: Reprodução YouTube/anagovbr

A Sala de Crise da Região Sul, coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA) realizou sua sexta reunião para avaliar os impactos da seca e buscar soluções para os problemas decorrentes do fenômeno. Durante o encontro, feito por videoconferência nesta quinta-feira, 14, foi aprovado novo patamar para o teste de redução da defluência da hidrelétrica Foz do Chapecó (RS/SC), que fica no Rio Uruguai. Com isso, o volume de água liberado passa de 160 para 150m³/s a partir das 8h desta sexta-feira, 15, até o próximo dia 21, data em que ocorrerá mais uma reunião da Sala, quando a redução será reavaliada.

A medida busca prolongar o armazenamento de água da barragem para melhorar as condições para os diversos usos da água no Rio Uruguai a jusante (abaixo) do reservatório. O teste de redução da defluência da hidrelétrica Foz do Chapecó poderá ser interrompido caso sejam identificados impactos especialmente para as captações de abastecimento público nos municípios de Itapiranga (SC) e São Borja (RS).

Em 8 de maio aconteceu o primeiro teste, quando o volume liberado pela barragem baixou de 200 para 160m³/s sem que fossem identificados problemas para as captações de água para abastecimento das duas cidades. Captações para agroindústria em Itapiranga e a travessia fluvial entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina também foram mantidas.

Órgãos representados na reunião
A sexta reunião da Sala de Crise da Região Sul (14 de maio), contou com cerca de 90 participantes, representando órgãos gestores de recursos hídricos do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; órgãos federais; prefeituras, usuários de água para saneamento, navegação e indústrias; órgãos ambientais e do setor elétrico; além de instituições que realizam monitoramento e previsão meteorológicos.

Em sua apresentação, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) abordou a situação de seca generalizada no Sul, que acontece há meses. Além disso, mostrou a previsão de chuvas abaixo da média na região para as próximas semanas nas bacias dos rios Paranapanema, Iguaçu, Paraná, Jacuí e Uruguai.

Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a situação do armazenamento dos reservatórios do Subsistema Sul de geração hidrelétrica. Segundo o ONS, as bacias dos rios Capivari, Iguaçu, Jacuí e Uruguai – que formam o Subsistema Sul – tiveram seu armazenamento reduzido a menos da metade desde o início do ano. Entre 1º de janeiro e 13 de maio, os estoques de água caíram de 29,94% para 14,07%.

De acordo com o ONS, nas duas principais bacias do Subsistema Sul, dos rios Iguaçu e Uruguai, já existem dez hidrelétricas com a geração paralisada ou com operação intermitente por falta de água. Nesses casos, os reservatórios operam somente para a manutenção de restrições ambientais ou de outros usos da água. Na bacia do Iguaçu, responsável por 47% do armazenamento, estão nessa situação os reservatórios dos aproveitamentos hidrelétricos Salto Osório (PR), Salto Caxias (PR) e Baixo Iguaçu (PR).

No caso da bacia do Rio Uruguai, que possui 28% do armazenamento do Subsistema, os aproveitamentos de Garibaldi (SC), Campos Novos (SC), Barra Grande (RS/SC), Machadinho (RS/SC), Itá (RS/SC), Passo São João (RS) e São José (RS) também estão com a geração suspensa ou com operação intermitente em virtude da seca.

Para assistir o vídeo da sexta reunião da Sala de Crise da Região Sul, clique aqui.

MAIS LIDAS