Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
PUBLICIDADE

Bem Mulher – Saúde da mulher

Publicado 8/03/2021 às 05:23

Todo mundo sonha em ter uma vida saudável e de qualidade para viver os bons momentos da vida. E como hoje é o Dia Internacional da Mulher, nada melhor que relembrar e intensificar alguns cuidados de como podemos melhorar ainda mais a nossa saúde e nos prevenirmos.

Independentemente da idade, é essencial manter os cuidados com a saúde. E desta forma garantir também a qualidade de vida. Com ajuda da Dra. Paula Tozatti (CRM 34703), seguem algumas dicas para manter a sua saúde forte e os seus dias mais cheios de energias. Confere só:

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação balanceada e com os nutrientes certos é o caminho mais fácil para prevenir doenças. Embora seja uma recomendação universal, a alimentação saudável é parte fundamental da saúde feminina. Não se trata de fazer dietas restritivas e sim, de garantir uma nutrição adequada.

Os hábitos alimentares contribuem com o bem-estar e a disposição necessários para as atividades do dia a dia. Uma dieta equilibrada pode contribuir com a saúde do corpo e da mente em todos os estágios da nossa vida, como por exemplo na fase menstrual e da menopausa, saúde da pele e cabelos, retenção de líquidos, funcionamento do intestino e a gravidez.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Essa é uma das dicas que mais escutamos e que tem resultados comprovados. A saúde física e mental é diretamente afetada pela prática de atividades físicas de forma positiva, por isso, vale a pena adotar uma delas para o seu dia a dia. E não é preciso viver na academia. A recomendação da OMS é praticar 30 minutos diários de atividade moderada, por 5 vezes na semana. Dessa maneira, você foge do sedentarismo e deixa o corpo mais saudável.

REALIZE EXAMES PERIODICAMENTE

Ao menos uma vez por ano, é preciso realizar exames importantes, como a mamografia ou o exame preventivo (papanicolau). A frequência pode ser menor, dependendo da idade, do histórico familiar e de outros fatores de risco. Fazer um check-up é indispensável para diagnosticar doenças de forma precoce e receber as orientações corretas.

VISITE O MÉDICO COM FREQUÊNCIA

Consultas com médicos especializados devem ser feitas para tirar qualquer dúvida em relação a saúde da mulher. Ao notar qualquer mudança, sinal de anormalidade ou desconforto, é preciso procurar um especialista para receber o diagnóstico e o tratamento adequados. Quanto mais cedo forem identificadas, melhores podem ser os resultados no tratamento.

DÊ ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

Precisamos dar uma atenção especial e cuidar também da nossa saúde mental, pois nossa saúde não é apenas representada pela parte física, mas sim especialmente diante de quadros psicológicos como a depressão, ansiedade e estresse.

Agir de forma preventiva ainda é a melhor forma de cuidar da mente. Conhecer a si própria, saber identificar as emoções, entender o que as causou e reconhecer quando é hora de buscar ajuda é fundamental para cuidar da saúde de dentro para fora.

Saúde é um conceito que envolve tanto o exterior como o interior, e cuidar da mente é o primeiro passo para aproveitar a vida da forma que ela merece ser desfrutada.

CUIDE DA HIGIENE ÍNTIMA

Cuidar da higiene dessa parte do corpo é tão importante quanto cuidar de outras partes. Do mesmo jeito que precisamos nos lembrar de escovar os dentes, investir em uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos, é fundamental adotar uma rotina de higiene íntima correta e regular. Esse hábito favorece o organismo como um todo.

Além de adotar hábitos saudáveis, como manter a região ventilada, vestir tecidos de algodão e não compartilhar roupas íntimas, é interessante contar com um sabonete íntimo específico para esta parte do corpo. A lavagem apenas com água não garante que a região íntima seja devidamente higienizada, o que reforça a importância de um produto exclusivo. E, por fim, esteja sempre atenta às modificações da flora vaginal.

PREVINA-SE CONTRA DSTS

O ato sexual é um acontecimento biológico único, que envolve inúmeros hormônios e neurotransmissores que só são secretados nessa ocasião e são responsáveis pelas sensações de prazer, orgasmo e plenitude.

Os benefícios vão desde a melhora do humor, recuperação da auto-estima, reforçar os laços do casal, redução do stress e prevenção da depressão. Porém no momento do ato sexual, é preciso agir com responsabilidade em relação à nossa saúde, e também com a do parceiro. Uma atenção especial aos potenciais riscos relacionados ao sexo, para que esse aconteça de forma segura, tranquila e prazerosa.

Independentemente da nossa idade, nós mulheres precisamos ter cuidados essenciais com o corpo. E, desta forma, garantir também a qualidade de vida. É muito importante que sejamos vigilantes sobre nossa própria saúde, identificando precocemente hábitos nocivos, sintomas físicos e psíquicos e aderindo a hábitos saudáveis, pois amor próprio começa nos detalhes. Cuidar-se é a melhor maneira de se amar e ser feliz.

Um agradecimento especial a Dra. Paula Tozatti – Médica Mastologista e Ginecologista pelas dicas valiosas. Sigam @drapaulatozatti.mastologista para mais indicações valiosas.

por Neiva Liane Bresolin – Instagram @neivaliane – Facebook: /neivaliane.bs