Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil
PUBLICIDADE

Secretaria da Saúde do RS cadastra cerca de 1.200 profissionais para reforço no enfrentamento ao coronavírus

Publicado 5/03/2021 às 08:57

Necessidade de mais profissionais de saúde se deve ao pico de internações em UTIs.
Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini/Arquivo

Em menos de 24 horas de funcionamento, o cadastro de profissionais para atendimento de pacientes com Covid-19 aberto pela SES (Secretaria da Saúde) recebeu nesta quinta-feira cerca de 1.200 inscrições, entre médicos, cuidadores de idosos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Hospitais e prefeituras terão acesso ao banco de dados formado pelo Estado para que possam analisar o perfil dos candidatos e chamar os profissionais para repor suas equipes neste momento crítico da pandemia.

“Os trabalhadores da saúde do Estado estão sensibilizados e aderindo à estratégia, se disponibilizando para enfrentar conosco este momento de crise. Queremos cuidar das pessoas e vencer essa pandemia”, afirma Cristian Guimarães, diretor de planejamento da SES.

Pico de internações hospitalares das UTIs

A necessidade de mais profissionais de saúde em atividade se deve ao pico de internações hospitalares das UTIs no Estado, que ultrapassou a marca de 100% nos últimos dias. A ocupação geral dos leitos, SUS e privados, estava em 101% na tarde desta quinta-feira (4/3). “O cadastro é um apoio do Estado para ter agilidade e rapidez na busca por profissionais interessados em cumprir suas atividades neste momento de extrema gravidade”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Outras medidas de auxílio e orientação aos hospitais e municípios também estão sendo tomadas pela SES, como a adequação de espaços hospitalares para atendimento de mais pacientes com Covid-19, prevista no último nível da fase 4 do Plano de Contingência, que entrou em vigor dia 25 de fevereiro.

A abertura imediata de leitos clínicos em hospitais de todo o Estado e a compra de mais respiradores e monitores para enviar aos hospitais também são iniciativas implementadas pela SES. Aos municípios, foi dada a orientação para que sejam ampliados os horários das Unidades Básicas de Saúde para atendimento de casos leves e moderados de Covid-19, evitando sobrecarregar ainda mais as emergências e UPAs.

O cadastro para integrar o banco de profissionais para prestação de serviços em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais unidades de saúde em todo o Estado pode ser acessado por meio do link https://ti.saude.rs.gov.br/covid19/profissionais.

Por O Sul

PUBLICIDADE