Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Frequência Livre
Apresentação
Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Secretaria da Saúde do RS cadastra cerca de 1.200 profissionais para reforço no enfrentamento ao coronavírus

Publicado 5/03/2021 às 08:57

Necessidade de mais profissionais de saúde se deve ao pico de internações em UTIs.
Foto: Maicon Hinrichsen/Palácio Piratini/Arquivo

Em menos de 24 horas de funcionamento, o cadastro de profissionais para atendimento de pacientes com Covid-19 aberto pela SES (Secretaria da Saúde) recebeu nesta quinta-feira cerca de 1.200 inscrições, entre médicos, cuidadores de idosos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. Hospitais e prefeituras terão acesso ao banco de dados formado pelo Estado para que possam analisar o perfil dos candidatos e chamar os profissionais para repor suas equipes neste momento crítico da pandemia.

“Os trabalhadores da saúde do Estado estão sensibilizados e aderindo à estratégia, se disponibilizando para enfrentar conosco este momento de crise. Queremos cuidar das pessoas e vencer essa pandemia”, afirma Cristian Guimarães, diretor de planejamento da SES.

Pico de internações hospitalares das UTIs

A necessidade de mais profissionais de saúde em atividade se deve ao pico de internações hospitalares das UTIs no Estado, que ultrapassou a marca de 100% nos últimos dias. A ocupação geral dos leitos, SUS e privados, estava em 101% na tarde desta quinta-feira (4/3). “O cadastro é um apoio do Estado para ter agilidade e rapidez na busca por profissionais interessados em cumprir suas atividades neste momento de extrema gravidade”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Outras medidas de auxílio e orientação aos hospitais e municípios também estão sendo tomadas pela SES, como a adequação de espaços hospitalares para atendimento de mais pacientes com Covid-19, prevista no último nível da fase 4 do Plano de Contingência, que entrou em vigor dia 25 de fevereiro.

A abertura imediata de leitos clínicos em hospitais de todo o Estado e a compra de mais respiradores e monitores para enviar aos hospitais também são iniciativas implementadas pela SES. Aos municípios, foi dada a orientação para que sejam ampliados os horários das Unidades Básicas de Saúde para atendimento de casos leves e moderados de Covid-19, evitando sobrecarregar ainda mais as emergências e UPAs.

O cadastro para integrar o banco de profissionais para prestação de serviços em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais unidades de saúde em todo o Estado pode ser acessado por meio do link https://ti.saude.rs.gov.br/covid19/profissionais.

Por O Sul

MAIS LIDAS