Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Secretaria da Saúde realiza a distribuição de imunizantes da Pfizer aos municípios

Publicado 13/10/2021 às 02:27

Rio Grande do Sul já tem 93% de adultos e 50% dos adolescentes de 12 a 17 anos com uma dose | Foto: Alina Souza

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou nesta quarta-feira a distribuição de 236 mil doses da vacina da Pfizer às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Todo o lote de imunizantes foi distribuído via terrestre a partir das 11h na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre, para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Capital, e para as coordenadorias de Porto Alegre, Osório e Alegrete.

A secretaria recebeu um lote de 113 mil imunizantes do Ministério da Saúde na segunda-feira, que foram somados a outras vacinas que estavam em estoque, o que totalizou 236 mil vacinas da Pfizer. A orientação é que os imunizantes fossem utilizados para as segundas doses das pessoas que estão completando oito semanas desde a primeira aplicação da vacina.

Além dessas 236 mil doses da Pfizer destinadas à segunda dose de adolescentes de 12 a 17 anos e adultos, houve ainda a solicitação de doses extras para primeira dose de adultos (acima de 18 anos) por parte de alguns municípios. Por isso, 50 cidades gaúchas receberão 5,4 mil doses de Coronavac para atender esse público.

Até o momento, o Rio Grande do Sul já tem 93% da sua população adulta e 50% dos adolescentes de 12 a 17 anos com ao menos uma dose. Mais da metade da população do Estado já completou o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única).

A campanha também avança nesta etapa na dose de reforço dos idosos e profissionais da saúde, que devem receber mais uma dose seis meses após a segunda, e para os imunodeprimidos (28 dias após a segunda). Até agora, 175 mil deles já estão com essa dose extra de proteção, enquanto o total de doses aplicadas desde janeiro já supera 14,6 milhões.

Desde cedo, a movimentação de vans de Porto Alegre, no caso da SMS e das prefeituras do interior do Estado foi tranquila na frente da sede da Ceadi na avenida Ipiranga, na zona Leste de Porto Alegre. Viaturas da Brigada Militar realizaram a segurança no local.

Os servidores da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Porto Alegre, receberam a nova remessa das vacinas da Pfizer também serão utilizados para a segunda dose. As 30.774 vacinas foram colocadas na sala de imunização da DVS na avenida Padre Cacique, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Os funcionários receberam as vacinas e trataram de realizar o armazenamento. Os imunizantes foram retirados na sede da Ceadi, na avenida Ipiranga, e transportados de van para a sede da DVS.

por CP
MAIS LIDAS