Flash Back
Apresentação
Eliane Santolin
Mensageiro Gaúcho
Amílton Drews

Secretário Juvir Costella visita Erechim e destaca investimentos históricos em infraestrutura no Alto Uruguai

Publicado 22/08/2025 às 10:36

Titular da Secretaria de Logística e Transportes do RS reforça compromisso com obras em andamento e anuncia licitação da nova ponte sobre o Rio Tigre ainda em 2025

Em entrevista exclusiva à Rádio Difusão com o Jornalista Leandro Vesoloski, durante passagem por Erechim, o Secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, destacou os investimentos históricos realizados na região do Alto Uruguai nos últimos anos. Segundo ele, mais de R$ 550 milhões foram aplicados em obras de infraestrutura, como acessos municipais e ligações regionais e novos projetos já estão em fase de licitação.

“Nunca o Alto Uruguai recebeu tanto investimento como nos últimos seis ou sete anos. Estamos trabalhando para concluir acessos que há décadas estavam abandonados. Dos 62 municípios que não tinham acesso asfáltico em 2019, 26 já estão concluídos e 20 estão com obras em andamento. Até o final do ano que vem, todos devem estar licitados”, afirmou Costela.

Ponte sobre o Rio Tigre será licitada ainda em 2025

Um dos anúncios mais aguardados pela população de Erechim foi feito ao vivo: a ponte estreita sobre o Rio Tigre, nas proximidades da Comil, será licitada ainda este ano.

“É um absurdo termos uma ponte mono como essa ainda no século 21. A prefeitura fez o projeto e doou ao Estado. Já temos o orçamento e vamos licitar ainda este ano. Provavelmente faremos uma ponte nova, com capacidade para 45 toneladas e vida útil mínima de 50 anos”, garantiu o secretário.

Obras em andamento e previsão para novas frentes

Entre os trechos destacados por Costela estão:

  • RS-477 (Erechim a Centenário do Sul): Projeto em andamento e previsão de licitação.

  • Cruzaltense a Entre Rios do Sul: Obra também está em fase de liberação ambiental e deverá ser licitada em breve.

  • Faxinalzinho a Benjamin Constant do Sul: A empresa já está mobilizada, e a obra deve avançar com a liberação das licenças indígenas.

Concessões e pedágios: debate aberto

Costella também falou sobre a proposta de concessão da RS-135, destacando que o governo está atento às preocupações da população com os custos de pedágio.

“Não se trata apenas de ser a favor ou contra pedágio. É preciso perguntar: quanto custa não ter uma rodovia duplicada? Uma vida perdida em um acidente não tem preço. Mas também é necessário garantir que os valores das tarifas sejam justos e que a população seja ouvida”, afirmou, reforçando a importância das audiências públicas.

Futuro político: Costella será candidato a deputado federal

Em um tom mais pessoal, Costela confirmou que não disputará a reeleição como deputado estadual e que colocará seu nome como pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.

“Quero continuar contribuindo com o Estado e com essa região que adotei como minha. Tenho amigos, parceiros e compromissos aqui. E compromisso para mim é palavra empenhada. Se alguém me ligar e eu não atender, podem gravar: eu renuncio ao meu mandato”, disse, ao compartilhar até mesmo seu número de celular com os ouvintes.


Repórter Camila Ruda | Rádio Difusão Sul 

MAIS LIDAS