O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com matrículas abertas para três cursos técnicos na cidade: Eletromecânica, Eletrotécnica e Automação Industrial. Com início previsto para a última semana de julho, os cursos seguem o formato semipresencial, com aulas práticas uma vez por semana, das 18h30 às 22h30, na unidade local do Senai.
De acordo com o coordenador técnico Eduardo Schneider e a atendente de mercado Ana Claudia Maricá, os cursos têm duração de dois anos (1.200 horas) e foram pensados para atender às reais demandas do setor industrial da região. “O curso técnico forma profissionais altamente qualificados, com salários melhores e ampla empregabilidade. Hoje, quem se forma pelo Senai só fica sem emprego se realmente não quiser trabalhar”, destacou Schneider.
Cada curso possui 32 vagas e, segundo os coordenadores, restam poucas unidades disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo site www.senairs.org.br/cursostecnicos, com desconto de 50% na primeira mensalidade e benefícios extras para industriários e ex-alunos.
A mensalidade é de R$ 269, e não há processo seletivo. Basta estar cursando ou ter concluído o ensino médio até o término do curso. O estágio não é obrigatório, já que as atividades práticas são intensamente desenvolvidas em laboratório.
“São formações que mudam vidas, especialmente agora, com a flexibilidade do ensino híbrido, que permite conciliar trabalho, casa e estudo”, reforça Ana Claudia. Ela ainda salienta que os cursos são abertos igualmente para homens e mulheres, com incentivo à participação feminina no setor técnico-industrial.
A orientação é que os interessados se matriculem o quanto antes, pois as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.